O que são os Robôs de Investimento e Como eles Podem Aumentar seu Faturamento na Bolsa de Valores em até 215,7% ?

Saiba mais sobre essa plataforma que permite você criar estratégias para investir automaticamente e fazer simulações.

Se você já investe na Bolsa de Valores (como a Bovespa, por exemplo) já deve ter ouvido falar sobre robôs de investimento. E você sabe como eles funcionam?

Os robôs de investimento realizam uma parte do processo do investimento por meio da tecnologia, com ferramentas estabelecidas por você – os seus investimentos, então, ficam automatizados.

Os robôs trade são de grande utilidade pois descomplicam a rotina do investidor, tornando a operação que era feita manualmente em automática – o que agiliza o processo e evita erros.

Porém, os robôs de investimento ainda causam muitas dúvidas até entre os investidores mais experientes.

Aqui, então, vamos esclarecer os principais questionamentos em relação a essa ferramenta automatizada.

Robô de Investimento não é o Home Broker

Muitos investidores podem achar que se trata da mesma ferramenta, porém, elas são diferentes, ainda que as duas tenham como objetivo automatizar processos de investimentos.

Mesmo assim, as duas ferramentas são bem diferentes.

O Home Broker, por exemplo, é uma plataforma disponível pelas corretoras que permite realizar compra e venda de ações pelos traders por meio da internet.

Com ela, o investidor, faz suas próprias operações.

Já o robô de investimento realiza estratégia definida pelo investidor de forma automática.

Mais uma diferença entre as duas ferramentas é que com Home Broker o investidor deve ficar de olho no computador durante todo o tempo em que acontece o pregão.

Isso para aguardar as oportunidades para inserir a compra e venda das ações.

Com os robôs de investimento basta que o investidor estabeleça seus objetivos, usando dos indicadores que pré-definiu.

O robô de investimentos obedece suas ordens, sabia?

O robô de investimentos obedece suas ordens, sabia?

As operações realizadas pelo robô não são feitas aleatoriamente, como já vimos. É o investidor que traça uma estratégia e o robô a executa.

Com um robô o investimento é totalmente customizável e os trades são realizados conforme as regras definidas. Assim é possível simular, criar, otimizar e operar todos os tipos de estratégia de investimento.

Mas, qual é o seu perfil de investidor?

Se existirem problemas de perfil de risco, os robôs de investimento não irão poder operar. Isso ocorre porque cada investidor tem seu perfil, que é fixado pela corretora. De acordo com as regras da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Vale ressaltar que os investidores são categorizados em 3 tipos: conservador, moderado ou agressivo. E é baseada nessa categoria que a corretora limita os contratos negociáveis.

Quem não tem o sonho de se tornar um milionário investindo na bolsa? Mas isso não é uma realização para praticamente todos os investidores. Portanto tenha ciência que os seus objetivos ao investir estejam de acordo com a sua realidade.

Se você pretende comprar um novo apartamento daqui 5 anos ou garantir uma boa aposentadoria, os robôs de investimentos, nesses casos, podem te ajudar. Assim, defina metas e gerencie os seus riscos, pois sempre há chances de perdas.

Quanto mais você estuda, melhor é o seu desempenho

Quanto mais você estuda, melhor é o seu desempenho

Estudar sobre investimentos vai melhorar o seu desempenho em investir na bolsa. Recomendo que você leia esse artigo para aprender a aplicar na bolsa de valores de forma rápida, fácil e sem complicações.

Há, basicamente, duas formas de simulação de investimento na bolsa. Uma delas é a paper trading – que ocorre em uma conta simulada em tempo real, mas com dinheiro virtual, simulando como estariam os seus investimentos em determinado momento.

Também temos o Backtesting – um simulador que testa a sua estratégia baseado nas condições passadas do mercado. Dá para se ter uma boa ideia de como você se sairia no investimento.

Assim, abuse desses dois tipos de teste para melhorar seu desempenho no investimento real na bolsa de valores – se prevenindo de resultados desagradáveis.

Resumindo: quais são as vantagens dos robôs de investimento?

1 – Velocidade

Os computadores respondem a uma ordem sua, mas os robôs de investimento conseguem emitir ordens assim que um sinal é gerado, em apenas segundos!

2 – Diversificação

Automatizar estratégias possibilita que o investidor possa negociar diversos ativos ao mesmo tempo – algo quase impossível e muito complicado de ser feito manualmente.

3 – Disciplina

Com uma estratégia bem definida no robô, os trades são feitos de maneira automática. Assim, existe disciplina, que é mantida até mesmo nos dias em que a bolsa mais varia.

4 – Simulação

Por meios dos robôs, o investidor pode realizar diversas simulações com base em dados passados do mercado de ações. Com isso, é possível analisar a viabilidade de uma estratégia antes de lançá-la.

5 – Emocional

Os melhores robôs de investimento reduzem a ansiedade e o temor dos investidores – já que todas as decisões são tomadas com base em uma estratégia pré-definida.

Isso pode significar mais segurança, disciplina e bem menos estresse.

Veja mais:

Até a Próxima!

Renan Mazucante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *