Você já se perguntou quais vão ser as profissões do futuro? Quais áreas irão crescer e empregar o maior número de pessoas nos próximos anos? Quais serão as habilidades indispensáveis para profissionais que querem ser bem-sucedidos nas próximas décadas?

É fato que o mercado de trabalho mudou, e muito, com o rápido desenvolvimento das tecnologias e a transformação digital.

E você? Como está acompanhando tudo isso?

É comum que as profissões se modifiquem; afinal, com o desaparecimento de diversas carreiras, também acontece a criação de muitas outras nessa era da revolução tecnológica.

Dentre tantos exemplos…

  • Quem antes imaginava poder fazer suas compras confortavelmente através da internet?
  • Quem pensava que iria existir o Uber?
  • E a Netflix que praticamente “acabou” com as locações de vídeo cassete?

Assim, as coisas estão evoluindo bastante e numa velocidade muito rápida nos últimos anos, especificamente devido a internet; mas mesmo com as profissões do futuro, isso não significa que vai faltar trabalho.

Então qual é a melhor maneira de você garantir o seu sucesso?

Sem dúvidas é se PREPARANDO para as carreiras que estarão em alta nos próximos anos!

Quais são as profissões do futuro?

Nos próximos tópicos, você vai conhecer algumas das principais profissões do futuro muito interessantes e, quem sabe está aqui nesse artigo a sua próxima área de atuação?

Vamos conferir?

Atenção: todas as profissões que você vai descobrir aqui, se encontram no recente relatório do Center for the Future of Work, realizado pela Cognizant Technology Solutions, uma das maiores empresas de tecnologia de informação do mundo.

Abaixo segue a lista das principais profissões com alta perspectiva para o futuro do mercado:

1. Profissional de Big Data ou Detetive de dados

A quantidade de dados armazenados na internet é gigantesca – e só cresce – fazendo com que seja necessário ter profissionais aptos para analisar o que pode ser extraído desse volume de informações com objetivos estratégicos.

Essa análise de dados permite que você obtenha dados valiosos sobre:

  • Consumo de informação e comportamento de compra de uma persona.
  • E também de fortes tendências de praticamente todo tipo de nicho de atuação existente na internet.

Dessa forma, como profissional Big Dat, você fica responsável por catalogar, tratar e analisar toda essa gama de informações que chegam em rápida velocidade.

2. Profissional analista de cybercidade

Esse profissional é capaz de garantir a funcionalidade e segurança da cidade ao assegurar o fluxo saudável de diversos dados, como populacionais, ambientais e outros, pelo sistema.

Para ser esse profissional do futuro você precisa:

  • Conhecer sobre circuitos eletrônicos.
  • Ter qualificação em engenharia digital.
  • Saber de metodologias de startup enxuta.
  • Ter conhecimentos em impressão 3D.

Ler e interpretar dados em analytics também é essencial para você exercer esse tipo de profissão.

3. Profissional guia de loja virtual e/ou de e-commerce

No futuro, uma das tendências é o surgimento e explosão na quantidade de pessoas responsáveis por acompanhar os compradores online.

O objetivo é evitar que eles fiquem com dúvida na compra, não tenham informações suficientes na loja ou e-commerce, parem a compra ou saiam à procura de informações no Google.

Desse modo, enquanto guia de loja virtual ou de e-commerce você atuará em tempo real com a função específica de auxiliar e prestar consultoria online sobre as compras feitas na plataforma em questão.

Veja esse artigo para saber mais como iniciar nesse mercado.

4. Profissional de data-driven marketing

Já segundo o relatório da Gartner, são movimentados aproximadamente 2,2 milhões de terabytes em dados diariamente, e a estimativa é de que existam 40 trilhões de gigabytes em 2020.

É muita movimentação de dados; concorda?

Assim, seguindo a mesma linha do profissional Big Data,como especialista em data-driven marketing (marketing orientado a dados), você torna possível que todas as decisões importantes da empresa sejam baseadas estritamente em análises e dados.

Logo, enquanto profissional data-driven marketing você trabalha com essa estratégia para otimizar processos e estratégias de marketing para atender às tendências de mudanças e às demandas exclusivas do público e dos consumidores.

Tudo isso para, haver uma alavancagem de dados e as marcas obterem uma visão mais profunda do que seus clientes desejam.

Já se imaginou atuando como um desses profissionais?

O que esperar do mercado de trabalho no futuro

Como você pode ver, o foco das profissões do futuro está alinhado na área de tecnologia, pois está acompanhando o nosso comportamento evolutivo.

Sendo assim, você encontra diversas possibilidades de atuação muito interessantes nos segmentos de publicidade, marketing, marketing digital, lojas virtuais, e-commerce, dentre outros.

Por exemplo, se você que leu esse artigo até aqui, tem algum tipo de envolvimento com marketing de conteúdo, já está “surfando na onda” das profissões do futuro!

E caso ainda não, FIQUE ALERTA, pois diante do atual contexto, os empregadores estão visando profissionais com habilidades relacionadas a tecnologias digitais; conforme publicação do Mckinsey (empresa global de consultoria e gestão).

Percebe o quanto é importante você estar preparado? Percebe o quanto o trabalho no marketing digital e as novas profissões estão em alta? Percebe isso?

Desse modo, conforme os temas digitais vão avançando, muitas empresas estão repensando a proposta de valor de seus negócios, evoluindo para incorporar suas novas funções em uma jornada multicanal, ou seja, diversos canais de venda e comunicação com seus compradores, o que inclui o ambiente virtual.

Então como posso estar preparado para as profissões do futuro?

Se você ainda não está, ou já ocupa algum lugar no mercado de trabalho e pretende ampliar seu campo de atuação a fim de engajar fortemente e estar preparado para essa nova realidade, que não está muito distante, é imprescindível INVESTIR EM VOCÊ através de cursos de marketing digital.

Assim, para você se aprofundar em seus conhecimentos ou até mesmo aprender novos assuntos do zero, é altamente recomendável que busque uma competente plataforma de aprendizagem para te fazer um profissional pronto!

Dessa forma, você realiza de modo eficaz a aplicação das novas estratégias e habilidades do profissional do futuro que já estão sendo buscadas e as que ainda serão muito em breve pelas empresas.

Por isso, SAIA NA FRENTE e busque um bom curso que te prepare para exercer com MAESTRIA as profissões do futuro e, assim, não perca nenhuma oportunidade simplesmente porque não se preparou antes!

  • Curso de Produção de Conteúdo 2.0.
  • Curso de Outbound Marketing e Sales.
  • Curso de SEO (Search Engine Optimization).
  • Curso de Email Marketing.
  • Curso de data-driven marketing.
  • Curso de Gestão de Mídias Sociais.
  • Curso de Gestão de Loja Online e E-commerce, etc.

Você consegue encontrar uma excelente lista de cursos disponíveis e mais informações sobre eles, aqui conosco.

Somos uma equipe de profissionais atuantes nesse mercado e estamos em constante processo de atualização e aperfeiçoamento para te ajudar a se preparar para as profissões do futuro.

Portanto, agora que você conhece mais sobre as profissões do futuro e sabe o quanto é importante dominar as técnicas e habilidades que serão necessárias para ter uma carreira de sucesso, que tal você obter agora mesmo algumas especializações em cursos específicos voltados para essa área?

Renan Mazucante