O que é Inbound Marketing? Conheça o Segredo para Atrair mais Clientes

Num mundo cada vez mais digital, o Inbound Marketing, também chamado de marketing de conteúdo, ganha cada vez mais espaço. Mas afinal, o que é inbound marketing ?

O que é Inbound Marketing
O que é Inbound Marketing

O assunto ainda é novidade no Brasil, mas ganhou o mundo, em 2009, depois do lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Dharmesh Shah e Brian Halligan.

Mas o que você realmente precisa saber é que ele pode ajudar o seu negócio online a atrair mais clientes e aumentar suas vendas.

Para conhecer os segredos sobre o que é Inbound Marketing, você precisa entender primeiramente os conceitos básicos de marketing e marketing digital.

Neste artigo, falaremos sobre:

O que é marketing e quais são os 4Ps?

Você já ouviu falar que a propaganda é a alma do negócio, certo? Se ela é a alma do negócio, o marketing é o corpo.

Afinal, ele é responsável por estruturar a criação do produto, passando por sua produção e estoque, até a venda final.

O marketing é um conjunto de técnicas e métodos para potencializar as vendas contemplando 4 grandes áreas, são os famosos 4Ps:

  • Preço
  • Praça (também chamado de distribuição)
  • Promoção (ou comunicação)
  • Produto

Segundo Philip Kotler, também conhecido como o “pai” do marketing, ele “é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro. Ele aponta quais os segmentos que a empresa é capaz de servir melhor e que projeta e promove os produtos e serviços adequados.”

 Em resumo, a publicidade e a propaganda devem atrair pessoas até o seu negócio online ou loja física, mas a venda só será realizada quando a sua estratégia de marketing estiver completa.

E, atualmente, uma estratégia de marketing só está completa quando ela contempla a internet.

O que é marketing digital?

 Desde o surgimento da Internet, a nossa forma de consumir informações e de escolher produtos vem mudando.

Na primeira era online, surgiram sites e portais que apenas forneciam informações sobre seus produtos e serviços. A comunicação era unilateral, ou seja, só as empresas falavam.

Nos anos 2000, a “web 2.0” transformou a maneira como navegávamos. Começaram a surgir os Blogs, a Wikipedia, o YouTube e outras mídias sociais que permitiam a participação dos usuários na produção de conteúdo e na conversa.

A partir de então, o internauta deixou de ser expectador (como acontecia em todas as outras mídias tradicionais) e começou a ser, ao mesmo tempo, produtor e consumidor de informação.

Se o consumidor mudou os hábitos de compra e seu local de entretenimento, a estratégia de marketing também precisou fazer esse deslocamento. Assim, chamamos de marketing digital ou marketing online todas as ações de comunicação feitas pela internet, por meio do celular e por outros meios digitais.

Essas ações são elaboradas para cumprir objetivos bem próximos aos do marketing tradicional:

  • Divulgar e comercializar produtos
  • Conquistar novos clientes e fidelizar os antigos
  • Melhorar a rede de relacionamento – aproveitando o grau exponencial de conexão que a plataforma online oferece

O marketing digital ainda cumpre os objetivos citados, mas hoje não basta que você esteja na internet para sua marca aparecer.

Agora, você precisar produzir um conteúdo que faça a diferença para destacar o seu negócio online entre tantos os outros.

Para isso, surge o Inbound Marketing.

Ok, mais o que é inbound marketing Renan? Veja abaixo…

O que é Inbound Marketing?

Inbound marketing, marketing de atração ou marketing de conteúdo é qualquer forma de marketing que busca atrair o interesse das pessoas.

Em vez de interromper a novela que você está assistindo ou o vídeo que você ia começar a ver no YouTube, o marketing de conteúdo cria um conteúdo que seja interessante o bastante para que você busque-o.

O conceito do marketing de conteúdo está baseado diretamente nas necessidades do cliente.

Quem produz Inbound Marketing deve responder as dúvidas das pessoas e ajudar a resolver o problema do momento.

Isso quer dizer que em vez de interromper o consumo de conteúdo, você deve ser o conteúdo.

Sua empresa ou negócio online podem ser posicionados pelo marketing de atração das seguintes maneiras:

  • SEO
  • Blogs
  • Podcasts e Vídeos
  • eBooks
  • Newsletters
  • Whitepapers

Depois de um conteúdo relevante, um dos fatores mais importantes a se considerar na produção de marketing de conteúdo, é o SEO.

O que é SEO?

Falar sobre o que é Inbound Marketing sem falar de SEO é como falar da internet e não falar do Google. Inclusive, uma coisa tem tudo a ver com a outra.

Atualmente, os consumidores começam a compra online usando mecanismos de busca (Google e outros) para encontrar mais informações sobre os produtos que precisam.

As técnicas de SEO (Search Engine Optmization ou Otimização de Sites) ajudam a deixar o seu site com mais destaque nas buscas.

Falaremos mais profundamente sobre SEO em um outro post, mas veja abaixo algumas dicas rápidas para otimizar o site do seu negócio online:

  • Palavras-chave: cada um dos seus conteúdos precisa de um foco traduzido por palavras-chave. Saiba como escolher e como utilizar (clique aqui);
  • Conteúdo de qualidade: ele precisa ser relevante, original e de um tamanho considerável;
  • Experiência do usuário: site responsivo (adaptado para telas de diferentes formatos: celular, tablete e outros), códigos limpos e bem escritos e velocidade no carregamento do site.
  • Link building: agrupar links relacionados com a busca do usuário, ou seja, criar links dentro do seu site para outros conteúdos afins, fazer links para outros sites e vice-versa.

 

Quais as diferenças entre outbound e inbound marketing?

A principal diferença entre o marketing tradicional, ou Outbound Marketing, e o Inbound Marketing é a abordagem.

Enquanto o Outbound interrompe, o Inbound Marketing atrai as pessoas para o seu conteúdo.

Com o outbound marketing a mensagem é imposta.

Você não necessariamente quer ver aquele pop-up que muitas vezes não foi criado para o seu perfil e não tem nada a ver com você.

Hoje, a internet nos libertou dos anúncios indesejados.

Você pode assistir um filme inteiro sem interrupções de comerciais ou navegar sem ser interrompido (com bloqueadores de propaganda online).

A internet nos dá escolhas, por isso, o outbound marketing não é tão eficaz como era antigamente.

Se o consumidor tem escolhas, ele vai buscar um conteúdo de qualidade, sem interrupções e que resolva o problema dele.

Por isso, o Inbound precisa entregar uma mensagem que resolva a vida da pessoa naquele momento.

Quando você entrega informações que não são invasivas e são úteis, você aumenta consideravelmente as chances de conversão para o seu negócio online.

Por que fazer Inbound Marketing?

Diferente do marketing tradicional, todos os resultados do Inbound Marketing são mensuráveis (isso é fantáááátisco e vou te dizer porque aqui).

Você pode saber exatamente quantas pessoas visualizaram, converteram ou compraram em cada uma das suas campanhas com a ajuda de inúmeras ferramentas de webanalytics (ferramentas de análise de dados de navegação).

Com um objetivo claro e a ferramenta ideal, é possível otimizar seus esforços e melhorar cada vez mais o seu ROI (Return On Investment ou retorno sobre investimento).

Conhecendo qual dos esforços é mais rentável, você não perde dinheiro e sabe onde investir para aumentar o seu lucro.

 Por todas essas razões, investir em Inbound Marketing irá:

  • Melhorar e aumentar a visibilidade do seu negócio;
  • Diminuir o custo por cliente;
  • Atrair os clientes certos;
  • Criar conteúdo relevante;
  • Potencializar suas vendas.

Como fazer Inbound Marketing?

 Antes de construir uma estratégia de marketing de conteúdo, você precisa conhecer as 5 etapas principais do Inbound Marketing:

  1. ATRAIR: seu conteúdo deve atrair o máximo de tráfego para o seu canal (site, blog, vlog ou outro);
  2. CONVERTER: agora, você precisa converter seus visitantes em leads (prospects que preencheram algum formulário ou informação pessoal);
  3. FECHAR: trabalhe com as informações do lead e faça a venda;
  4. FIDELIZAR: trabalhe seu pós-venda – fidelizar um cliente é mais barato do que conquistar um novo;
  5. ENCANTAR: encante seus clientes e eles serão promotores da sua marca;

Certo, agora que você já sabe o que é inbound marketing e qual é a sua relevância, como começar o seu planejamento de Inbound Marketing? 

Planejamento de Marketing de Conteúdo

A escolha dos seus canais e a criação do seu conteúdo devem estar diretamente alinhados com o seu objetivo de negócio.

Por isso, um planejamento estratégico é fundamental. (Clique aqui para ver o artigo sobre como realizar um planejamento estratégico em 12 passos)

Por exemplo: seu objetivo final é aumentar as vendas, mas antes disso, você precisa atrair mais clientes.

Para fazer isso, com a ajuda do marketing de conteúdo, você pode criar um blog falando mais sobre os produtos que você vende e assuntos relacionados.

Dessa forma seu cliente perceberá que você conhece sobre o produto, é uma autoridade no assunto. Isso aumenta a confiança do cliente, o que é automaticamente convertido em mais vendas.

Para começar o seu planejamento você deve responder às seguintes perguntas:

  • Qual é o seu objetivo de negócio?
  • Quem é o seu público-alvo (ou persona buyer)?
  • Como você vai atrair o seu cliente (blog, vlog, ebook ou todos)?
  • Como você irá envolver o cliente com o seu conteúdo? Crie um fluxo de conteúdo para que ele avance no processo de compra.
  • Quem é a sua equipe de vendas? Estruture uma equipe capaz de fechar as vendas que você atraiu.

 

Faça agora mesmo: 4 canais para fazer Inbound Marketing e atrair mais clientes

Separei os 4 canais mais importantes para você começar a sua estratégia de marketing de atração.

  • Blog – Este é o lugar mais indicado para começar sua estratégia de Inbound Marketing. Nessa plataforma você tem liberdade para criar conteúdo relevante com vários formatos (vídeo, imagens, infográficos) e atrair novos visitantes para o seu site ou canal principal. Invista num conteúdo educacional de qualidade que solucione as dúvidas do seu público.
  • Mídias Sociais – Tudo que você cria no blog, pode postar nas mídias sociais. As mídias sociais são ótimas para envolver, engajar e conversar com o seu público. Você pode fazer um cronograma de postagens que varie entre conteúdo próprio, de terceiros e sazonais.
  • Materiais ricos – Criar conteúdo de qualidade é a regra básica do Inbound Marketing. Aproveite seu histórico (de postagens no blog, por exemplo) para criar infográficos, eBooks ou whitepapers. Esses materiais são essenciais para conquistar leads.
  • E-mail marketing – Enviar e-mails é a forma mais próxima e direta para se comunicar com o seu público. Escolha uma plataforma de envios (como o Mailchimp) para não ser marcado como spam e acompanhar as estatísticas, segmente seu público para conquistar uma taxa de abertura maior e varie o seu conteúdo entre promoção e conteúdo.
Conteúdo é Rei !

Agora, chegou a hora de divulgar o seu negócio online e potencializar as suas vendas.

Mas antes de colocar a mão na massa, que tal se cadastrar no nosso mailing e receber mais dicas sobre o que é Inbound Marketing por e-mail?

É só colocar seu e-mail logo abaixo..

Se você gostou do nosso conteúdo, também pode continuar aprendendo com os nossos outros artigos.

PS: Compartilhe o texto com seus amigos e deixe seu comentário!

Um grande abraço,

Renan Mazucante

Página Inicial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *