O que é Empreendedorismo ? Conceito, Tipos e Características

Bom, não teria melhor forma de iniciar senão explicando o que é Empreendedorismo

Certa vez, quando eu ainda era muito jovem (não que eu seja tão velho assim hoje em dia, ok?  ;)), lembro que minha mãe comentava sobre pessoas com perfil empreendedor, que tinham ideias brilhantes, que eram tipo gênios sabe?! Só que para mim gênio só havia um… e era o gênio da lâmpada do Aladin…

Anos se passaram e cabum ! Olha eu aqui escrevendo sobre o que significa empreendedorismo …

Demorou cerca de 15 anos para eu realmente entender o significado da palavra empreendedorismo.

Parece muito? Não tem problema, o importante é que hoje eu sei qual o significado de empreendedorismo e vou dividir com você.

E para melhorar, quero compartilhar com você conceitos que literalmente mudaram a forma como enxergo minha vida profissional e pessoal…

A liberdade em sua essência plena existe ! Entraremos em mais detalhes nos posts seguintes…

Enfim, vamos parar de blá blá blá.

Abaixo tentei organizar da forma mais fácil possível para que você entenda o verdadeiro conceito de empreendedorismo.

Qual o Significado de Empreendedorismo
O sucesso do seu negócio é possível !!!

Ao decidir engajar em uma ideia transformando-a em um negócio rentável é preciso que você entenda não apenas uma parte ou se limite acerca do que sabe, mas aprenda tudo sobre o que é empreendedorismo.

“Empreendedorismo é muito mais que a criação de um novo empreendimento. Na sua essência, é uma mentalidade – uma maneira de pensar e agir. Trata-se de imaginar novas maneiras de resolver problemas e criar valor”, definiu Bruce Bachenheimer, diretor de empreendedorismo e professor de gestão na Universidade Pace, em Nova York.

Sendo assim, para que você possa ingressar nesse mercado tão promissor (sim, estamos falando de dinheiro, muito dinheiro) obtendo excelentes resultados é preciso conhecê-lo desde os tipos de empreendedorismo até as mais inovadoras técnicas e conceito de empreendedorismo.

“A inovação é o instrumento específico do empreendedorismo, o ato que confere aos recursos uma nova capacidade de criar riqueza”
Peter Drucker

Ao entender os processos que o constituem, fundamentos, conceitos, tipos, características e VANTAGENS, os obstáculos e os desafios serão superados com muito mais facilidade e inteligência.

É como se você se preparasse mentalmente antes mesmo de vivê-lo na realidade, tal como é vivido por muitos empreendedores de sucesso.

Estes, certamente, adquiriram conhecimentos vastos acerca dele e buscaram (e ainda buscam!) a cada dia se manterem atualizados.

Pensando nesse cenário e para contribuir na criação de seu sonho em empreender é que destacaremos abaixo exemplos de empreendedorismo.

Aprenda agora o que é empreendedorismo, conceito de empreendedorismo, tipos de empreendedorismo, características de um empreendedor e suas vantagens.

Gostou do que vem por ai? Aproveite então e compartilhe agora mesmo esse conteúdo com as pessoas que você conhece. Assim podemos ajudá-las também a entender o que é empreendedorismo de verdade!

⇒ Facebook
Google+
LinkedIn
Send Email

O que é empreendedorismo ?

O significado de empreendedorismo é bastante amplo, porém, uma das melhores definições que se pode adotar tem a ver com a criação de valor na vida das pessoas.

Então, o que é Empreender? Empreender é levar ao público uma ideia inovadora pelo qual ele necessite ou que jamais se encontre no mercado algo igual.

Por esse lado, empreendedorismo é tudo sobre inovação, criatividade e execução (sim, temos que AGIR).

Segundo o professor Howard Stevenson, da Harvard Business School, o conceito de empreendedorismo é a busca de oportunidades além dos recursos controlados.

Mas Renan, quais oportunidades? O que vou criar? Não sou nenhum gênio da lâmpada…

Eu sei. E eu também não sou. Massss essa questão é muito mais simples do que vc imagina.

Pense, por exemplo, em algum tipo de serviço que não existe em seu bairro (por exemplo, uma padaria). Pensou? Agora pense como você poderia transformar essa deficiência em oportunidade (eu poderia abrir uma padaria ou vender pães fresquinhos, assim eu iria ganhar mais dinheiro!). Pensou? Ótimo!!!! Você acaba de EMPREENDER ! Esse é um exemplo MUITO SIMPLES de como empreender.

Você deve estar pronto e atento a qualquer oportunidade à sua volta como também assumir e enfrentar os mais diferentes riscos que provém dele.

O resultado será muito parecido com o bonequinho feliz aqui abaixo….

Empreender pode gerar muita riqueza!

Tipos de empreendedorismo – Quais são os significados de cada um

Nesse mercado em constante expansão e que visa, principalmente, o crescimento econômico, geração de trabalho e estímulo ao negócio é possível encontrar diversas formas para empreender.

Para que você tenha uma noção, veja abaixo os 5 principais tipos de empreendedorismo:

1. O que é Empreendedorismo Empresarial – Pequenas, médias e grandes empresas

Relaciona-se com o ato de criar a sua própria empresa oferecendo ao público produtos ou serviços. Podem ser divididos em: pequenas, médias e grandes.

Alguns exemplos a serem citados seriam uma loja de roupas infantis, uma cafeteria, serviços de conserto de eletrodomésticos no seu bairro, uma empresa de reciclagem, etc.

2. O que é Empreendedorismo Corporativo

Esse tipo de empreendedorismo atua dentro da corporação pelo qual o indivíduo trabalha não tendo a obrigação e nem necessidade de montar um negócio.

Para esse tipo, a pessoa pode ser a dona da empresa, gestor, diretor, líder e até mesmo um colaborador que está ali para auxiliar nos processos da organização, direcionando e contribuindo para a melhoria. Por isso, deve ter uma visão geral e sistêmica do negócio.

Veja meu post sobre Plano de Negócio e Planejamento Estratégico… é só clicar aqui.

3. O que é Empreendedorismo Social

O cerne desse tipo de empreendedorismo é a responsabilidade social contribuindo para a solução de problemas na sociedade bem como o equilíbrio na economia.

Embora ele se apresente como social, é também um negócio lucrativo, pois vende produtos e serviços que resolvem os problemas das pessoas.

Ele atua como modelo financeiro sustentável também.

Citemos para esse tipo de empreendedorismo social alguns exemplos, tais como: Adaptsurf, Instituto Chapada, Planeta Oceano, Buena Nota, dentre outros.

4. Qual o significado de Empreendedorismo Digital

Esse mercado surgiu faz pouco tempo e já conquistou enorme espaço no empreendedorismo como um todo.

Aliás, o empreendedorismo digital sem dúvida alguma é o futuro do empreendedorismo. Afirmo isso sem a menor sombra de dúvidas. E é por isso que o empreendedorismo digital será o maior foco do nosso estudo ao longos do tempo. Mas é necessário ter foco, determinação e disciplina para ter resultados.

Esse nicho possui grande potencial de expansão e tem atraído olhares da grande maioria de pessoas.

Basicamente, atua-se com negócios digitais (infoprodutos) e tudo que se relaciona à tecnologia online.

Há centenas de exemplos pelos quais vale a pena citar, mas destacaremos: e-commerce (lojas virtuais), sites,  blogs, canais no youtube, criação de produtos digitais como e-books, cursos e muitos outros.

Leia o post “Marketing Digital : O Início de uma Nova Era sobre marketing digital para ter mais informações.

5. Qual o significado de Empreendedorismo de Startups Escaláveis

Também é uma nova modalidade de empreendedorismo que está cada vez mais ganhando o mercado.

Esse tipo de empreendedorismo permite que haja crescimento expansivo sem influenciar no modelo de negócio. Iremos tratar desse assunto em um posto específico…

dinheiro-online-novas-ideias

Características de um Empreendedor

Diante dos vários conceitos de empreendedorismo, talvez, as características de um empreendedor possam te ajudar a compreender melhor como ele funciona, trabalha e se movimenta no mercado.

Confira abaixo:

• Propenso para assumir riscos
• Cria valor na vida das pessoas
• Supre necessidades
• Encontra e reconhece oportunidades
• Usa de ousadia para vencer dificuldades e desafios
• Utiliza criatividade e inovação
• O desenvolvimento é contínuo
• Persistência
• Está sempre em busca de oportunidades
• É um iniciador de projetos, um verdadeiro sonhador
• O resultado é lucrar com o negócio (sim dinheiro, estamos falando de dinheiro novamente $$$)
• Oferece produtos e serviços que solucionam o problema de alguém, ou que ofereça “prazer” à pessoa
• Exige planejamento, esforço

Vantagens do empreendedorismo

Bem, listado quais são os tipos de empreendedorismo, vamos ao que interessa, quais são as VANTAGENS?

Esse é um dos mercados que sempre esteve presente na vida dos brasileiros, mas que se acentuou sobremaneira a partir de 2011, de acordo com o SEBRAE.

E  só está a crescer, atraindo olhos de pessoas talentosas e que estão em busca de desafios e mudança de vida.

Muitos têm encontrado no empreendedorismo excelentes vantagens e aqui iremos destacar quais são elas.

Veja a seguir:

• Estimula a educação empreendedora
• Contribui para o crescimento econômico e social
• Permite trabalhar e fazer em algo que você REALMENTE gosta
• Possibilita termos liberdade financeira ($$$)
• Realiza nossos sonhos
• Desenvolve a criatividade
• Possibilita flexibilidade do seu horário de trabalho
• Gera independência financeira

Enfim, poderia ficar aqui falando das vantagens por um bom tempo, mas esse post já ficou muito maior do que eu imaginava,rs.

De qualquer forma, empreender é um campo muito vasto e que está apenas no início do seu “boom”…

Falar sobre empreendedorismo é estar em constante atualização, inovação e aberto a possibilidades infinitas.

Caso você já tenha uma ótima ideia para começar um novo negócio ou gostaria de conhecer estratégias geniais para você criar, acelerar e escalar negócios, lançar e promover produtos de sucesso e elevar seu marketing ao estado da arte, eu recomendo fortemente que você leia o e-book do renomado autor Ramon Tessman, “Let’s Elevate“. É só clicar na imagem abaixo.

 

Se você quiser dúvidas sobre um assunto específico, entre em conta comigo na página de contato.

E não esqueça de deixar seu comentário abaixo…

Compartilhe esse conteúdo. Incentive outras pessoas a ingressarem nesse mercado que permite ser muito explorado ainda.

Vou ficando por aqui.

Até breve,

Renan Mazucante

Voltar à página Inicial

6 Comentários


  1. Que conteúdo incrível! Me identifiquei muito com esse post. Tudo na minha vida mudou quando eu conheci o empreendedorismo, como se fosse amor a primeira vista!

    Abraço amigo, e muito sucesso! 🙂

    Responder

    1. Olá Tiago!

      Que bom que gostou! Espero ter ajudado ! Compartilhe com seus amigos, eles podem estar precisando ler isso assim como nós precisamos um dia! 😉

      Abraços e sucesso também !!

      Responder

  2. Muito interessante saber desses conceitos, vantagens e tudo que li aqui sobre empreendedorismo. Adorei o conteúdo e me ajudou muito a compreender esse universo em empreender. Show e parabéns!

    Responder

    1. Que bom Adriana, esse é o objetivo! Se tiver alguma dúvida específica, é só mandar um e-mail !

      Responder

  3. Renan boa noite…. Uma das melhores formas de definir o empreendedorismo que já li… Sou um apaixonado assim como vc!!!!! Um abraço Edu Novaes

    Responder

    1. Olá Edu ! Obrigado… Empreendedorismo é viciante rsrs.. Abraços Sucesso!!!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *