Saiba como essas pessoas vivem trabalhando ao mesmo tempo em que viajam. Conheça mais sobre esse estilo de vida aqui!

A expressão nômade digital é relativamente nova. Você já ouviu falar sobre isso?

Pois bem, para quem não sabe, os nômades digitais são pessoas que buscam a liberdade [de tempo, localização e financeira] e não querem se prender em escritórios ou locais fixos para trabalhar.

Geralmente, o nômade trabalha de maneira home Office, mas com uma diferença: ele viaja enquanto trabalha.

Pode parecer uma maravilha isso, não é mesmo? Porém, ser um nômade digital não é para qualquer pessoa.

Por que? Bem, confira abaixo as características e necessidades de um nômade digital e veja do que eu estou falando.

    • Ter a possibilidade de contar com um trabalho que não exija presença física;
    • Ter capacidade de planejar-se, já que o nômade digital trabalha, mas viaja com frequência, por isso precisa programar os seus dias;
    • Ter espírito aventureiro;
    • Não se apegar a lugares;
    • Muita disposição para viajar e trabalhar ao mesmo tempo.

O sucesso é tanto desse estilo de vida e trabalho, que existem agora até sites que dão dicas de como se tornar um nômade digital.

Esses sites oferecem sugestões para que você, que quer se tornar um nômade digital se dê bem nesse diferente estilo de vida e até mesmo mantém classificados de trabalhos que podem ser feitos enquanto as pessoas estão por aí viajando e aproveitando o que a vida tem de melhor para oferecer.

Aqui mesmo no Portal Carreira e Empreendedorismo você pode encontrar diversas maneiras de ter uma carreira lucrativa ou um negócio online lucrativo e poder se aventurar como um nômade digital por ai…

Desafios de ser um nômade nos dias de hoje

Desafios de ser um nômade nos dias de hoje

Além de trabalhar e ganhar, existem os nômades digitais que têm a possibilidade de viajar pelo mundo estudando. Seja como for, existem alguns segredinhos para você se dar bem nessa empreitada.

A seguir, você confere algumas dicas de quem pode trabalhar ou estudar pela internet enquanto explora locais e territórios:

1 – Organize-se

Para ser um nômade digital é essencial uma maior organização. Você deve fazer um cronograma das atividades, para que não se atrapalhe no dia a dia.

Busque definir o tempo em que vai trabalhar, tempo que vai para estudar e tempo em que vai desbravar horizontes.

Se organizar evita transtornos e não faz com que a experiência se transforme em um problema ao invés de ser uma oportunidade.

2 – Adquira apenas a passagem de ida

Uma das características que o nômade digital tem é exatamente essa: ele não sabe quando irá voltar ou viajar para outro local.

Assim, você deve comprar apenas a passagem de ida, pois não saberá ao certo quando voltará ou terá de se deslocar para outro local.

3 – Flexibilidade

Você estará fora do seu ambiente ou até mesmo fora do seu país, por isso, é essencial ser flexível e maleável com os costumes e hábitos locais. Você também conviverá com muitas pessoas diferentes e para evitar conflitos é fundamental que você seja uma pessoa flexível.

4 – Enfrente os seus medos

Viajar para realizar um trabalho é algo que cria mesmo apreensão. Mas não deixe que o medo impeça de você viver essa experiência enriquecedora e que tanto deseja.

Tente sempre manter o seu foco e manter boas expectativas antes da viagem – isso ajuda você a ultrapassar os seus medos de sair da zona de conforto. Tenha sempre em mente que a decisão de viajar é sua, portanto, não há porque temer.

5 – Leve somente o necessário

O nômade também nunca sabe o que o espera nas viagens. Assim, leve na mala somente o necessário, como roupas, calçados ou medicações que eventualmente use.

No local, você comprará outras coisas que possa precisar. Então deixe para adquirir outras coisas que precisar quando chegar ao lugar.

Isso também evita o excesso de malas. Lembre-se, nômades digitais não têm destinos certos e, assim, muita bagagem pode atrapalhar a aventura.

6 – Proatividade

Você estará no local para trabalhar e conhecer lugares diferentes. E isso implica em proatividade.

Se fez amigos durante as viagens, ajude nas tarefas e dê sugestões de próximos locais a serem visitados.

7 – Seja receptivo

Como já falamos, se você quer ser um nômade digital precisa ser receptivo com as pessoas. São inúmeras pessoas diferentes que você vai conhecer e terá de conviver com elas – assim, procure se enturmar para não transformar a experiência em solitário.

8 – Mente aberta

Tenha sempre a mente aberta para novidades e diferenças durante essa experiência de nômade digital. Isso é fundamental para viver uma experiência agradável.

9 – Boa vontade

Passar pela experiência exige muita boa vontade. Viajar para lugares em que não houve tanto planejamento prévio exige muita disposição para enfrentar o que vier.

Assim, tenha sempre boa vontade para enfrentar tudo o que chegar até você e, assim, vivenciar uma excelente experiência de nômade digital, combinado?

10 – Não deixe de dar notícias

Ao se lançar na experiência, você deixará para trás pessoas queridas e importantes. Então, trate de sempre entrar em contato pela internet para informar como você está.

Não deixa as pessoas que você ama sem notícias suas. Já que, fazendo isso, elas só ficaram ainda mais preocupadas com você.