Como Ter Motivação para Estudar e ser Aprovado em Qualquer Prova ou Concurso?

Confira algumas técnicas e dicas que te manterão motivado para conseguir a tão sonhada aprovação!

Ser aprovado em um concurso público é uma tarefa que exige muito esforço, persistência e total dedicação. São muitos candidatos por vaga e você tem que se destacar para obter a tão sonhada aprovação.

E com tudo isso, muitas vezes o candidato pode se sentir desmotivado para estudar para concursos públicos. Sem motivação para estudar não há quem consiga se sair bem nos exames.

Porém, algumas dicas e técnicas ajudam a manter a motivação para estudar e fazer com que o candidato alcance o seu objetivo.

Muitas dessas dicas e técnicas podem ser encontradas no Guia Prático para Passar em Concurso Público em 1 ano – que oferece sugestões e métodos incríveis para você ser aprovado, as quais você pode conferir algumas nesse post.

Mas, para te ajudar apresentamos a seguir algumas dicas e sugestões que promoverão a sua motivação para estudar para concursos

Motivação que você precisa? Então, confira as 10 dicas para elevar os seus estudos para um outro nível

Definido objetivos para os seus estudos

1 – Tenha um objetivo

Sem objetivos bem definidos ninguém consegue se manter motivado para estudar. Assim, liste os seus objetivos de estudo.

Os objetivos podem ser, inclusive, passar em um determinado concurso público, obter determinada nota em uma prova, ficar entre os primeiros classificados no exame, etc.

Anote os objetivos em um papel e lembre-se deles sempre que for estudar.

2 – Não pense toda hora nas dificuldades

Todo mundo que estuda para concursos públicos têm mais facilidade em determinados assuntos e mais dificuldades em outros. Dedique-se aos pontos mais difíceis para você, mas não fique remoendo mentalmente a dificuldade.

Também não pense muito em como é difícil passar em um concurso. Remoer dificuldades não te ajuda em nada e, pior, te deixa desmotivado para estudar.

3 – Liste tudo o que você aprendeu no dia

É uma ótima forma de ficar com a sensação de “dever cumprido”. Anotando tudo o que você conseguiu estudar e assimilar no dia te traz motivação para estudar nos dias posteriores.

4 – Recompensa

Cumpriu os objetivos daquele dia ou semana? Se dê, então, uma recompensa.

A recompensa pode ser um dia de folga, um encontro com os amigos, comprar algo que está querendo, etc.

Isso te manterá motivado para continuar os estudos.

5 – Reconheça pequenas vitórias

Não fique satisfeito com si mesmo apenas quando passar em um concurso público. Conseguiu resolver aquele exercício difícil? Foi bem em um simulado? Cumpriu a meta diária de estudo?

Valorize esses pequenos objetivos alcançados – isso te deixará satisfeito consigo mesmo e te motivará para continuar os esforços para passar no concurso público.

6 – Tenha momentos de lazer e descanso

Ninguém se mantém motivado se estiver exausto. Portanto, reserve tempo também para atividades de lazer e descanso.

É possível, por exemplo, destinar um dia apenas para descansar ou se divertir. Com isso você recarrega as energias te adquiri motivação para estudar.

7 – Mantenha o foco no objetivo

Não desista dos estudos mediante as dificuldades, se lembrando sempre do seu objetivo. Utilize o Poder do Foco. Isso ajuda muito o candidato a não desistir do objetivo de passar em um concurso público, mantendo-o motivado.

8 – Organização

Impossível se manter motivado se seus materiais de estudos estiverem bagunçados. Isso atrapalha o rendimento e pode fazer até mesmo com que você desista de ser aprovado em um concurso público.

Assim, mantenha todos os objetos de estudo em perfeita ordem: livros, cadernos, apostilas, lápis, canetas, etc.

Com isso você se sentirá mais motivado para começar o dia de estudo.

9 – Grupos de estudos

Participar de grupos de estudos também pode manter a sua motivação para estudar. Além de esclarecer dúvidas e pegar dicas que te ajudarão, você conhece pessoas que estão na mesma empreitada.

Você pode até se espelhar em membros do grupo que nunca se desmotivam no processo do estudo para concurso!

10 – Pense no objetivo

Imagine como será incrível quando você atingir o seu objetivo de passar em um concurso público! Pense no cargo e nas coisas que poderá fazer sendo um funcionário público e exercendo a atividade que você tanto sonha.

Isso ajuda você a não desistir e prosseguir nessa caminhada rumo aprovação.

Conquiste sua vaga passando num concurso público!

Conseguindo Motivação para passar em concursos públicos

Como você viu, passar em um concurso público não é tarefa fácil, porém, não é impossível. Ainda mais se você contar com técnicas e dicas imperdíveis como as fornecidas pelo Guia Prático para Passar em Concurso Público em 1 ano.

Entre diversos assuntos, o Guia vai mais a fundo na questão da motivação para estudar, ajudando você a conquistar a tão sonhada vaga no funcionalismo público!

E aí, o que achou do artigo do nosso blog?

Deixe seu comentário abaixo!

E nunca desista dos seus sonhos, jamais! Matenha-se Forte!

Até a próxima,

Abraços,

Renan Mazucante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *