O Que É Preciso Para Morar Em Portugal? Tudo O Que Você Precisa Saber: Vantagens, Visto, Custo de Vida, Melhores Cidades para Morar…

Guia-completo-para-morar-em-Portugal-660x4001

Muitos brasileiros têm o sonho de morar em Portugal, seja pela facilidade do idioma ou na esperança de uma melhor qualidade de vida.

No entanto, são poucas as pessoas que conseguem de fato viver em outro país de maneira regularizada, com direito a conseguir bons empregos e todos os benefícios que um morador local recebe do governo.

Na maioria dos casos isso acontece por não realizarem um planejamento correto, ou por não conhecerem os passos necessários para a realização desse sonho.

Para quem tem interesse em residir, estudar e/ou trabalhar em Portugal, separei as principais dúvidas sobre o assunto e algumas dicas de leitura que podem auxiliar no planejamento e na realização dessa nova jornada!

casas-e-lugares-em-portugal

Quais as Vantagens e Benefícios de Morar em Portugal?

No momento de escolher mudar de país, muitas pessoas ficam em dúvida, afinal existem alguns destinos famosos para a maioria dos brasileiros, como os Estados Unidos e outros países da Europa.

Mas, a verdade é que este é um dos países mais escolhidos pelos brasileiros atualmente e agora vou explicar o motivo. Vamos lá?

1. Qualidade de vida melhor que o Brasil

O país passa uma sensação maior de segurança, comparado com o medo que muitos brasileiros têm.

Na maioria das cidades de Portugal é possível sair com o celular e carteira tranquilamente, mesmo durante a noite.

A taxa de homicídios e assaltos é baixíssima, se comparada com o Brasil, e esse é um ótimo motivo para quem deseja se mudar com a família.

No quesito transporte público, Portugal também é excelente, pois é possível ir a qualquer lugar de ônibus ou metrô com pacotes de passagens bem atrativos.

Já quando o assunto é trabalhar em Portugal, recomendo que você leia este ebook gratuito e assista aos vídeos dessa página. Com certeza você irá se surpreender com as informações que foram atualizadas recentemente…

visto-para-residir-em-portugal

Geralmente é possível ter uma qualidade de vida maior a partir de dois salários mínimos.

Para as pessoas que têm interesse em trabalhar com tecnologia, o ideal é escolher as cidades de Porto ou Lisboa, onde a oferta de trabalho nesse campo é maior e existe uma grande demanda de profissionais capacitados nessa área.

morar em portugal

2. O custo de vida para morar em Portugal é menor

Se comparado com o Brasil, o custo de vida pode ser até 50% menor, mas tudo depende da cidade para a qual pretende se mudar.

Em cidades pequenas, por exemplo, é possível viver com maior conforto sem gastar muito.

Já em cidades maiores, como Lisboa e Porto, o custo de vida pode ser maior, mas as oportunidades de trabalho e a remuneração compensam.

Muitos aposentados brasileiros estão se mudando para Portugal em busca de maior qualidade de vida com menos custos, pois podem habitar cidades menores.

Já quando o assunto é aluguel de moradia, é importante ter atenção, pois com o aumento de imigrantes vivendo em Portugal o preço médio para alugar um imóvel aumentou nos últimos dois anos, principalmente nas cidades maiores.

SAIBA-COMO-IR-PARA-EM-PORTUGAL

3. Educação e sistema de saúde de qualidade

O sistema de saúde do país e da Europa como um todo é excelente, se comparado até mesmo ao sistema hospitalar particular do Brasil.

Não é necessário esperar durante muitos dias por um atendimento e os hospitais e clínicas têm estruturas modernas e bem equipadas. No entanto, não é gratuito, mesmo os valores não sendo altos.

Diferente do Brasil, em Portugal não existe plano de saúde, mas sim um seguro saúde que cobre uma porcentagem de todo o gasto em clínicas particulares.

A boa notícia é que o sistema não é exclusivo para portugueses.

Portanto, o brasileiro sendo residente ou turista pode fazer uso, desde que solicitem ainda no Brasil o PB4, um documento gratuito que permite aos usuários do INSS utilizarem os sistemas de saúde do país, pagando o mesmo que os lusos.

Já quando o assunto é educação, Portugal se divide entre escolas públicas e privadas, e a educação pública possui com escolas muito bem conceituadas.

As crianças iniciam os estudos obrigatórios aos 6 anos de idade com duração total de 12 anos.

Já o ensino superior oferece dois subsistemas, sendo o primeiro o universitário que confere os graus de licenciatura, mestrado e doutorado.

Enquanto o subsistema politécnico confere aos estudantes os graus de licenciados e mestres.

Para quem pretende se mudar com a família e deseja saber mais sobre o assunto recomendo assistir esse vídeo que explica muito bem todos os detalhes que você precisa saber.

Confira aqui.

As melhores cidades para viver em Portugal

A escolha da cidade depende muito dos motivos da mudança, então se você deseja domiciliar-se em Portugal para trabalhar, as melhores escolhas são Porto e Lisboa, afinal, por serem maiores oferecem mais oportunidades nesse sentido.

Já para quem procura um custo de vida menor e uma rotina mais tranquila, o ideal são as cidades menores como Braga ou Guimarães.

Lembrando sempre que o importante é ter um objetivo de se mudar para o país, assim a escolha se tornará mais fácil.

Se quiser aprender detalhadamente sobre o assunto, recomendo o Ebook Morar em Portugal, que é um guia para auxiliar nos primeiros passos de quem deseja mudar de país. Para baixar basta acessar o link abaixo:

Ebook: Morar em Portugal

Como ir morar em Portugal?

morar em portugal

Agora que vocês já conhecem as vantagens de morar entre os lusitanos, existem alguns passos a serem seguidos, tanto burocráticos, quanto de organização para que o processo seja tranquilo.

Separei os pontos que considero inicialmente os mais importantes e aqueles onde é necessário se informar mais. Confira:

Como funciona e como tirar o visto para Portugal

Se você tem cidadania portuguesa ou de algum outro país da União Européia não é necessário um visto para viver no país, mas caso contrário, é importante ficar atento a uma série de documentos pedidos.

Existem vários tipos de visto para quem pretende viver no país, sendo os mais solicitados:

  • Visto de trabalho
  • Visto de estudo
  • Visto para pessoas que possuem renda fixa (como aposentados por exemplo)
  • Visto para empreendedores
  • Visto para startups
  • Visto para pessoas que desejam comprar imóvel em Portugal (Golden Visa)

Tudo depende dos motivos e do estilo de vida que pretende levar no país.

Lembrando que se você for viver com a família é necessário realizar o reagrupamento familiar.

Quem pretende levar animais de estimação terá que ter uma série de documentos e em alguns casos certas documentações precisarão ser reconhecidas pela convenção de Haia.

Por estes motivos não vou listar todos os documentos necessários, pois cada caso é específico, mas se você tiver interesse nesse assunto, escreva nos comentários que faço um outro artigo falando apenas sobre a parte da documentação para morar em Portugal.

morar-trabalhar-estudar-em-portugal

O que deve ser planejado antes da mudança

Alguns pontos devem ser muito bem planejados antes de efetuar uma mudança definitiva para o país, e recomendo seguir os seguintes passos:

  • Compreender os motivos para escolher viver em Portugal.
  • Se planejar financeiramente, tanto para realizar a mudança, quanto para se manter nos primeiros meses.
  • De preferência já começar a procurar emprego se o objetivo for um visto de trabalho. Afinal, em Portugal as empresas demoram mais tempo no processo de entrevistas e de contratação.
  • Decidir onde residir no país tanto em questão da cidade quanto em relação a moradia, levando sempre em consideração se estará mudando com a família ou sozinho
  • Conversar com familiares e amigos que, além de ajudar na mudança de país, serão seu apoio para a realização do sonho de morar na Europa.
  • Entrar em contato com brasileiros em Portugal e criar uma rede que também será um suporte quando finalmente mudar de país.
  • Se informar a respeito de todos os detalhes, tanto em questões burocráticas, quanto relativo ao modo de vida.
  • Decidir quais objetos pessoais levar e de quais você deve se desfazer.

Enfim, esses são os passos básicos de um planejamento para quem deseja morar em Portugal.

É claro que as etapas podem ser bem mais complexas, então para obter informações mais detalhadas e descobrir tudo sobre Portugal, recomendo que você assista com muita atenção e até o final este vídeo, produzido pelo Robson Alves e Patrícia Alves.

Você pode conferir aqui.

Quanto tempo o brasileiro pode ficar em Portugal?

Depende do visto obtido. Se por exemplo, o seu visto for de estudo é provável que tenha a duração limitada.

Já para quem possui uma renda fixa, como aposentados, não existe limitação.

É importante se informar a respeito das regras para renovação e assim evitar problemas futuros.

Pontos de atenção antes de se mudar e residir em para Portugal

Apesar das muitas vantagens, o país não é um bom destino para determinadas pessoas, mais uma vez recomendo que você faça uma avaliação a respeito dos motivos para realizar a mudança.

Então, quando morar em Portugal não é uma boa opção? Confira:

  • Se você quer ganhar muito dinheiro com serviços pouco especializados ou braçais.
  • Não consegue viver muito tempo longe da família e amigos.
  • Não possui objetivos claros a respeito dos motivos de desejar morar em Portugal.

Exceto estes fatores, morar em Portugal é uma oportunidade de ter uma vida mais tranquila, segura, sem a correria que é no Brasil e com mais qualidade.

Se este é seu objetivo o país é certamente o destino ideal.

Quer tirar o sonho de morar em Portugal do papel?

Que tal conhecer um material completo que pode auxiliar a economizar tempo e dinheiro nesse processo?

Com eficácia comprovada, o guia completo conta tudo sobre morar em Portugal, desde o mais simples detalhes até situações que você nunca imaginou que poderia encontrar.

Quer saber mais? Acesse este link e dê um passo a mais para a realização do seu sonho de morar em Portugal.

Abraços,

-Renan

Página Inicial – Carreira e Empreendedorismo

SAIBA-COMO-IR-PARA-EM-PORTUGAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *