Carreiras Lucrativas – Programador e Desenvolvedor Web de Jogos, Games, Php e Java + Melhores Cursos de Programação Online

Carreiras Lucrativas – Programador e Desenvolvedor Web de Jogos, Games, Php e Java + Melhores Cursos de Programação Online

Quer descobrir como ser um programador, mas não sabe como iniciar ou o que precisa para fazer uma programação?

Confira minhas dicas para começar a trabalhar nessa área e ter sucesso!

Quero começar explicando que, além do conhecimento técnico, você também precisa ter algumas características pessoais que poderão te ajudar a ter sucesso nesta profissão.

Para ser um bom programador você terá vantagem se tiver essas características:

  • ser curioso
  • paciente
  • gostar de solucionar problemas de lógica
  • ser fã de tecnologia
  • interessado pela Web
  • gostar de inovação

Se você já tem essas características, então já terá mais chance de ser bem-sucedido nesta profissão, que não importando a idade para começar.

Então, comece já a investir na sua carreira, pois ser capaz de criar sistemas, sites e aplicativos, é um diferencial cada vez mais visado pelas empresas, devido à necessidade de constante inovação.

Além disso, é possível conseguir trabalhos remotos como autônomo ou Freelancer, ganhando dinheiro como programador (e sendo muito bem pago por isso!).

É Preciso Cursar Faculdade Para Ser Um Programador?

Essa é uma dúvida recorrente das pessoas que desejam seguir esta carreira: é preciso cursar faculdade para ser um programador?

Se essa é sua dúvida, você veio ao lugar certo!

É claro que todo conhecimento é imprescindível para qualquer profissional, independentemente da área, mas não ter um diploma superior te impediria de trabalhar nesta área ou de ganhar mais dinheiro e oferecer um excelente trabalho?

A boa notícia é que você não está impedido de ser um programador se não tiver concluído uma faculdade da área, e sim, certificados tem um enorme peso no seu currículo.

Essa decisão vai depender da sua vontade de aprender e dedicação para se tornar um excelente profissional.

Cursar faculdade para ser um programador não garante que você será um ótimo profissional

Existem muitos alunos que se formaram e saíram da faculdade sem saber solucionar projetos complexos ou até mesmo programar, e programadores sem ensino superior com trabalhos excelentes.

Cursando uma faculdade ou um curso de programação, deverá ter a consciência que deverá procurar outras opções de cursos online, ler bons livros para estar sempre estudando e praticando, pois a tecnologia está em constante inovação.

Será necessário também conhecer e saber utilizar varias linguagens diferentes para realizar uma mesma tarefa ou resolver um problema.

Outra dica muito importante é também investir no aprendizado do Inglês, pois muito do material encontrado para te auxiliar estará nesta língua.

E já que estamos falando de um trabalho que poderá ser remoto (sim, você pode trabalhar sem sair de casa) com a utilização da internet, existem excelentes oportunidades no mercado de trabalho prestando serviços para empresas em outros lugares do mundo.

Está interessado?

Confira um resumo sobre cursos de nível superior nesta área e uma dica extra de um curso para começar sua carreira de programador ainda em 2019 sem precisar cursar faculdade!

Cursos Superiores para ser um programador

A vantagem de um ensino superior é concorrer as melhores vagas em empresas que exigem como requisitos graduação e para vagas de concurso público.

Ou seja, enriquece seu currículo, mas lembre-se sempre que a prática é que validará sua formação.

Veja algumas informações sobre alguns principais cursos da área de TI:

Curso superior de Ciências da Computação

Este curso com duração de 4 anos, pode ser do tipo bacharelado ou licenciatura.

O início será de muito cálculo e matérias básicas, que te darão uma base para as matérias mais específicas da área.

A estrutura curricular é formada por disciplinas destinadas ao aprendizado das linguagens de programação mais utilizadas.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Com duração média de 3 anos, este curso do tipo tecnólogo, também considerado uma formação de nível superior, está mais voltado ao mercado de trabalho, com atividades mais práticas.

A estrutura curricular capacitará o aluno a projetar, implantar, testar e manter sistemas de computacionais de informação.

Grandes empresas consideram esse curso como uma porta de entrada para que você possa trabalhar como analista de sistemas e programador, fazendo parte da equipe de TI.

Engenharia da Computação

Este curso do tipo bacharelado tem duração de 5 anos e você lidará com aspectos de desenvolvimento de computadores, envolvendo equipamentos (hardware) e programas (software).

A grade curricular deste curso te capacitará a projetar e desenvolver equipamentos e dispositivos, e mesmo com uma formação generalistas também quanto a sistemas, estará mais focado na área de hardware.

Se você quer cursar faculdade para ser um programador, saiba que esse é um dos cursos mais completos da área de computação, abrindo um grande leque de oportunidades, apesar do longo tempo de estudos.

é preciso fazer faculdade para ser um programador

Vale a pena fazer Cursos Técnicos para ser um programador?

Se quiser investir com cursos técnicos, o ideal é já ter uma noção em qual área gostaria de trabalhar, já que o conteúdo de cada curso é mais específico.

Vale lembrar que tecnologia é um universo muito amplo, envolvendo diversos tipos de trabalhos.

Para entender de uma forma básica podemos dividir em dois setores:

  • Front-end, que se refere ao conteúdo visual que interage com o usuário para realizar uma determinada operação.
  • Áreas de designs, marketing e etc.
  • Back-end, que se refere basicamente aos códigos, algoritmos, infraestrutura, banco de dados e etc.

Já sabendo em qual área irá focar, basta escolher uma linguagem e iniciar um curso desta determinada linguagem.

A partir desse ponto, se especializando mais e desenvolvendo próprios projetos para praticar ao máximo.

Para entender melhor sobre o assunto, leia os artigos abaixo:

Neles você descobrirá tudo o que precisa saber para ser um programador sem cursar faculdade.

Qual é o caminho mais rápido para ser um bom programador?

Programação e outras áreas de tecnologia te possibilitam trabalhar remotamente, como autônomo ou Freelancer, abrir sua própria empresa prestadora de serviços.

Dessa forma o seu currículo é o seu Portfólio! Mostre os seus projetos que terão mais peso que certificados.

Se você não quer cursar faculdade para ser um programador, eu tenho uma boa notícia!

Como vocês sabem, sempre busco os melhores cursos para apresentar para vocês, e a boa notícia é que você pode ser um programador sem precisar fazer 5 anos de faculdade.

Com o curso de PHP online, desenvolvido pelo programador Boniek Lacerda, que possui mais de 150 projetos no mundo todo pelo seu método de linguagem nos códigos, você pode aprender a programar e começar a ganhar dinheiro trabalhando com programação em menos de 1 ano!

Além de ser completo, conta com curso bônus de HTML 5, CSS 3 E Javascript, dando a você um pacote completo para estar capacitado, com muito treino lógico, e ficar pronto para realizar seus próprios projetos.

Cursos como este não são tão completos como uma faculdade para ser um programador, mas você aprende conteúdos mais práticos onde você aprender recriando projetos reais, como redes sociais e websites.

O mercado está demandando cada vez mais por profissionais técnicos nesta área, devido ao avanço da tecnologia e a necessidade do marketing digital para as empresas.

  • Leia o artigo completo em que eu explico todos os detalhes do curso PHP do Zero ao Profissional.
  • Porém, caso seu interesse seja em iniciar a programação voltada para jogos e games, veja esse artigo, no qual detalhei o Danki Code.

Agora, confira 5 passos para se tornar um programador.

1. Entenda como funciona a lógica da Programação

É fundamental entender bem a lógica de programação, que é um conjunto de métodos e regras que dão instruções para um computador.

Ter a consciência de que é preciso dedicação e estudo para compreender o significado e a estrutura dos códigos, facilitará seu aprendizado.

Se não tiver um computador, consiga um que possa usar, afinal, antes de descobrir como ser um programador, você precisa ser um bom usuário.

Uma dica é que você instale impressoras, scanners, softwares, programas.  Na internet tem muito material ensinando a instalar e configurar.

O importante é entrar em ação e começar a entender como as coisas funcionam e o motivo para funcionarem daquela forma.

Se não der certo, formate e instale tudo novamente, pois quanto mais praticar, mais saberá sobre diagnosticar problemas e solucioná-los.

Ser bastante curioso e focado no objetivo de compreender um conceito ou descobrir como funciona algo novo que viu é o primeiro passo para ser um programador.

como se tornar um programador

2. Escolha UMA Linguagem para Começar

Esta é uma das maiores dúvidas de quem está começando, pois existem diversas linguagens atualmente, como por exemplo: JavaScript, PHP, Ruby, C++, C#, entre outras.

Para quem está começando a descobrir como ser um programador não importa a linguagem, pois a lógica é a mesma.

Você pode começar aprendendo um pouco de cada linguagem e depois que já tiver o domínio, aprender outra, e assim escolher qual mais gosta de trabalhar.

Muitos programadores vão testando um mesmo projeto em diferentes linguagens para saber qual funciona melhor.

Outros continuam na carreira com a linguagem que começaram.

Utilize o Google para pesquisar sobre as linguagens.

Existem muitos sites e tutoriais na internet com informações sobre a linguagem que escolher iniciar.

Saiba que o processo de aprendizagem será o mesmo, e que uma vez que você entender bem uma linguagem será mais fácil aprender outras.

Além disso, existem cursos que te darão acesso a um bom material didático, estruturado em níveis de aprendizado, o que facilitará a vida de quem nunca teve contato com a programação.

Se estiver indeciso, indico para começar, o curso de PHP do zero ao Profissional, que te ensinará a criar sistemas e sites dos mais simples aos mais complexos, através da linguagem de programação em PHP, começando do zero.

E ainda aprenderá como construir redes sociais próprias!

3. Pratique Diariamente para ser um Programador Profissional

Agora que já sabe a linguagem que iniciará, é preciso praticar muito.

Dedique-se diariamente aos exercícios e vá além dos exemplos do curso. Nenhum programador só aprendeu com teorias.

Ao praticar, você errará muitas vezes, mas só assim é possível aprender de verdade.

Tenha paciência e foco para solucionar problemas que vierem a surgir e mantenha-se persistente para continuar tentando até conseguir.

Para se tornar um programador de destaque é preciso esforço e prática. E isso só depende de você.

Colocando a mão na massa, encontrará a área que mais lhe agrada para focar e desenvolver um bom trabalho.

 como fazer programação e ter sucesso

4. Participe de grupos para compartilhar conhecimento

Como em muitas profissões, para descobrir como ser um programador é fundamental interagir com outros profissionais da área, mas principalmente com quem está começando.

Afinal, conhecer pessoas que estão no mesmo caminho, pode te ajudar a trocar conhecimentos e experiências, além de motivação para seguir na carreira.

Confira essas dicas!

  • Participe de grupos ou comunidades online, em sites e redes sociais, para estar por dentro das novidades sobre o mercado da programação.
  • Participe de palestras e workshops sobre determinada linguagem.
  • Vá a eventos e encontros de programadores.
  • Assine canais e newsletters de tecnologia.
  • Acompanhe projetos de desenvolvedores mais experientes.

5. Crie seus próprios projetos de teste

Comece a notar problemas que você enfrenta no dia a dia e tente aplicar o que você já aprendeu para solucioná-los.

Afinal, esse já é o trabalho de um desenvolvedor, que é solucionar problemas do cotidiano.

Não é para começar com projetos complexos, mas soluções básicas para dar seus primeiros passos.

Depois compartilhe com outros profissionais para que te deem um auxílio ou opinem para você ir aperfeiçoando até chegar a algo com mais funcionalidades.

Dica Extra para descobrir como ser um programador: Espelhe-se!

Como vimos, se tornar um programador não é tarefa fácil, exige muito empenho e dedicação, além de muito estudo e a capacidade de estar sempre se atualizando ao mercado, que está em constantes mudanças.

Mas se você está buscando qualificação profissional, melhores salários e tem interesse por tecnologia, está no caminho certo, e com foco conseguirá atingir seus objetivos.

A dica extra que eu quero dar nesse artigo é que você espelhe-se em um programador de sucesso para poupar o seu tempo com diversas pesquisas (e com decisões erradas), e analise o que essa pessoa fez para alcançar o sucesso que ela tem hoje.

O sucesso não vem da noite para o dia, mas você pode encurtar o seu caminho se contar com bons mentores para te ajudar.

Agora escolha qual carreira você quer seguir e comece ainda hoje!

PHP – Clique Aqui

Games e Jogos – Clique Aqui

Acredite no seu potencial!

Deixe seu comentário e compartilhe sua maior dificuldade para trocar experiências com outros leitores do ramo!

Forte Abraço,

– Renan Mazucante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *