Empreendedor Digital: A Carreira do Século

Em tempos de crises, a única forma de sobreviver é usando a nossa criatividade.

O Brasil vem passando por crises em três âmbitos importantes: político, social e econômico.

Sobre os dois primeiros âmbitos citados, só podemos desejar e esperar o melhor para o futuro, mas para o último fator podemos procurar meios de ser criativos, e para isso surgiu a ideia do empreendedor digital.

A internet ganhou um impulso muito forte nos últimos seis anos. Se há três anos poder twittar de um celular era luxo, hoje em dia é atraso.

A plataforma do passarinho está se tornando obsoleta com o surgimento do fantasminha Snapchat.

Comprar e trabalhar pela internet antes era coisa de gente preguiçosa e louca, hoje é eficiência e praticidade.

Com toda essa velocidade, novidade, bomba de informação a todo o momento e instantaneidade, ser um empreendedor digital seria a solução mais criativa e óbvia que o brasileiro poderia conseguir arranjar para alavancar a sua vida em meio a uma crise econômica.

Se você quer saber como fazer para ter uma carreira de empreendedor digital bem-sucedida, leia as dicas a seguir!

Escrevi pensando especialmente para você, criativo pronto para empreender uma nova ideia. Vamos lá.

empreendedor-digital-a-carreira-do-seculo

1. Planejamento

Para ser um empreendedor digital com diferencial, e não apenas mais um na internet, você precisa colocar os pés no chão antes de tudo.

Não adianta somente seguir alguns passos como se fosse uma cartilha médica de plano de saúde.

Eu não gostaria de ser o primeiro a lhe avisar isso, mas existe também uma urgência de tirar essa máscara perfeita que criaram sobre a imagem do empreendedor digital.

A vida não é branca e preta, existem muitas tonalidades (que nem sempre são cinzas também) entre as duas, e cada tonalidade possui um número gigante de matizes.

Por isso, não pense que só porque você é dono do seu empreendimento “sem sair de casa”, é que a sua vida será dedicada ao lazer. Requer responsabilidade e planejamento.

Então motive a você mesmo. É importante criar uma imagem mental de como será o seu futuro como um empreendedor digital. Como ganhará dinheiro, quanto dinheiro ganhará, com quem poderá contar, como irá se relacionar com seus clientes, como o produto chegará ao consumidor final…

Tudo isso precisa ser planificado e exposto em um papel.

Essa será a sua imagem de satisfação agora. Qualquer decisão que tome daqui em diante será em função desse futuro planificado (inclusive os números do financeiro).

Você a cada dia que passa estará mais perto do seu êxito empresarial como um empreendedor digital, agora o seu desafio é ser um ótimo patrão e não um bom funcionário.

2. Tire da sua cabeça que você não pode

Cada ser humano possui uma particularidade exclusivamente sua, um desafio que somente nós estamos passando.

A dor de alguém nunca é igual a dor do outro, por mais que sejam situações parecidas.

Isso é verdade, todos possuem um valor único e especial no mundo, mas também não podemos deixar que o pessimismo da hipocondria empresarial nos absorva.

Isso mesmo, hipocondria empresarial. Acabamos de inventar esse termo.

Hipocondria é um transtorno mental que causa um medo excessivo em uma pessoa, um medo não real de que ela possui um sintoma ou está em uma frágil condição de saúde, com a vida correndo riscos por ainda não ter sido diagnosticada.

Logo, a hipocondria empresarial seria aquela que a pessoa sente que está em uma situação muito frágil e isso a impediria de ter sucesso com o mundo do empreendedorismo.

Então, pare de criar pretextos que atrasam o seu sucesso. Leve adiante os seus sonhos.

Não é porque você é muito ansioso, muito isso, muito aquilo, porque sua internet é lenta, sua casa não é silenciosa, seu notebook está com o cabo quebrado… Nada disso deve ser um obstáculo para concretizar o seu sonho de ser um empreendedor digital.

Você pode e deve, apenas se quiser, é claro.

3. Tenha a sua história

É lindo ter uma marca, mas uma marca sem uma sólida base de dados de clientes fidelizados está vulnerável ao mercado.

É sinal de que a qualquer momento, seja com um aumento de preço ou com o surgimento de um produto substituto, quem compra e move financeiramente a sua empresa poderia trocar a sua por outra. É muito importante para uma marca ter clientes fiéis.

Mas como fidelizar consumidores como um empreendedor digital?

Bom, o mercado online ainda é explorado predominantemente por jovens. Jovens de uma geração que foi criada nos embalos da era pós-moderna. Uma era de valores e vínculos, uma era que prioriza a experiência ao invés do produto, uma era um tanto quanto instável e interativa.

É importante para o cliente do empreendedor digital se sentir identificado com a sua marca, com o que você está oferecendo.

Primeiro entenda o que você vende, qual o seu produto e como você gostaria que as pessoas vissem a sua marca.

Agora pense qual seria o tipo de cliente que compraria de você, como ele toma as suas decisões de compra, qual a sua rotina, em quais momentos do dia ele pode fazer um clique de compra na sua loja virtual…

Agora que você já sabe toda a rotina do seu cliente target e quais são os valores da sua marca, é hora de montar a sua história. Conte como surgiu a ideia, coloque uma frase motivadora para o perfil do seu cliente.

Comunique-se em uma linguagem ideal e adaptada ao entendimento do consumidor… Crie o seu conto, a marca é sua, o empreendedor digital é você, faça acontecer!

empreendedor-digital-conte-sua-historia

4. Foco

É muito importante não se deixar levar pelo vento do circunstancial.

Principalmente no início. Pode ser que as vendas diminuam, que sejam boas em um dia e no outro não exista demanda.

Pode ser que em uma semana você não receba nenhum pedido e na outra lucre o suficiente para cobrir o prejuízo da semana passada…

Para ser um empreendedor digital, é preciso ter uma alta capacidade de aceitar e lidar com riscos. Eles existem e tudo pode acontecer.

O que vai determinar o seu sucesso é a sua postura diante disso.

Não desista na primeira oportunidade. A vida não é como um macarrão instantâneo que você coloca água quente e o resultado aparece três minutos depois.

Às vezes demora um pouco mais.

Tenha foco, lembre-se sempre do seu objetivo principal. Chame alguém que lhe motiva, converse com alguém que possa lhe ajudar efetivamente.

Aproveite e leia nosso post que fala exclusivamente sobre como ter foco e alcançar seus maiores objetivos!

empreendedor-digital-tenha-foco

5. Saiba que empreender e abrir um negócio não é rápido e fácil

Bom, minha última dica para ser um empreendedor digital de sucesso é que você pare de ler sobre a experiência alheia.

Quer dizer, é até recomendável procurar saber os pontos positivos daqueles que são líderes, entender onde acertaram e onde erraram até chegar ali, o que falta e o que está em excesso… Mas não se compare.

Crie a sua própria e conte aos seus clientes.

Os competidores precisam existir para movimentar o mercado, mas o que realmente importa é você e a sua base de dados fidelizada.

Não tenha medo de tentar. Comece agora mesmo compartilhando esse artigo e deixando seu comentário.

Será um prazer ajudá-lo.

Abraço e Sucesso!

Renan Mazucante – Carreira e Empreendedorismo

3 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *