Vale A Pena Fazer Um Curso De Estética Online? Tudo O Que Você Sempre Quis Saber!

Olá pessoal, tudo bem? Você está procurando um bom curso de estética para se tornar um profissional mais qualificado mas tem dúvidas quanto a escolha?

Eu sempre falo aqui no blog da importância de se especializar, seja para empreender ou para crescer na carreira.

Afinal, quem procura se desenvolver tem mais oportunidades de trabalho, autoridade perante os clientes e sempre pode cobrar mais pelos serviços, uma vez que é qualificado.

No entanto, buscar a profissionalização pode ser complicado para muitas pessoas que não têm muito tempo disponível ou moram em cidades que não oferecem instituições de ensino apropriadas.

Pensando nisso, nesse artigo fiz uma análise completa a respeito das vantagens e desvantagens de realizar a certificação online e dos pontos de atenção ao escolher a instituição. Confira:

Curso de estética presencial X online: Qual o melhor?

Algumas pessoas têm receio ou não confiam em cursos a distância por acreditarem que o aprendizado não é tão intenso quanto os presenciais. Mas isso não é verdade.

Profissionais que estudam a distância precisam se dedicar mais e são incentivados a buscar o conhecimento de maneiras bem mais dinâmicas que as especializações presenciais, onde o aluno depende muito do professor para aprender.

Além disso, cursos online possuem cargas horárias organizadas de maneira a não permitir que o aluno perca tempo com conteúdos irrelevantes, então em minha opinião vale muito a pena.

Algumas certificações online, aliás, têm grades curriculares muito parecidas com o curso de estética Senac.

Mas, para quem ainda está em dúvidas separei os pontos de cada um para que você possa analisar. Confira:

Certificação Presencial

Entre os principais pontos positivos de uma certificação presencial podemos citar:

  • Contato direto com o professor.
  • Contato direto com colegas de turma.

Já os pontos negativos são:

  • Dependência da figura do professor para aprender.
  • Mensalidades altas para manter a estrutura.
  • Dias e horários de estudo definidos pela instituição.
  • Nem sempre é possível encontrar uma escola de estética com o curso que você deseja em sua cidade.

Certificação Online

Já quando o assunto é a certificação online, percebo os seguinte pontos positivos:

  • Mensalidades menores, pois não é necessário manter uma estrutura.
  • Maior dinamismo de aprendizado, o aluno é mais estimulado a buscar o conhecimento.
  • Você pode estudar quando quiser e de qualquer lugar.

Os pontos negativos são:

  • Risco do aluno acumular conteúdo por não estudar de forma disciplinada.

É claro que tudo depende da necessidade de cada pessoa e da capacidade de organização de cada um.

No entanto, se pararmos para analisar, tem se tornado cada vez mais complicado estudar em instituições presenciais, devido a fatores como mensalidades altas e horários complicados.

Mas afinal, o que uma especialização online pode oferecer? Separei nos próximos tópicos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá?

O que é o curso de estética a distância?

curso de estética

O curso de estética a distância prepara o profissional para realizar as diversas técnicas que a profissão exige, como massagens, depilação, limpeza de pele, design de sobrancelhas, micropigmentação, entre outros.

É recomendado tanto para quem já atua na área mas deseja ter um certificado, quanto para quem ainda não ingressou no mercado de trabalho e precisa se especializar para começar.

Como é uma certificação dinâmica e objetiva, em pouco tempo você estará apto para começar a atuar.

É muito importante que o profissional de estética tenha cursos na área, não apenas para criar autoridade perante os clientes, ou ter um campo maior de atuação, mas pelo fato de que alguns procedimentos somente podem ser realizados por quem é capacitado.

Um bom exemplo é a técnica microblanding que envolve aplicação de uma anestesia leve.

Quais as opções de cursos de estética disponíveis e o que você vai aprender em cada um?

Um profissional de estética pode atuar de diversas maneiras, se especializando em técnicas específicas, ou não. Como esse campo é vasto é possível trabalhar em diversas frentes, como estética facial, corporal ou ainda voltada para a cosmetologia.

Independente da escolha, o mercado do setor tem se mostrado aquecido, oferecendo excelentes oportunidades.

Ainda não sabe qual especialização é melhor? Confira as principais antes de decidir:

Curso de estética facial

Nessa certificação o aluno aprende os principais tratamentos faciais e quais cosméticos utilizar em cada tipo de pele.

Além disso, o profissional especializado em estética facial fica apto a solucionar problemas relacionados a derme dos clientes promovendo bem estar e melhora da autoestima.

Curso de estética corporal

Nesse tipo de estudo o aluno aprende técnicas de cuidados corporais, como massagens redutoras e relaxantes, além de tratamentos para combater estrias, celulites, entre outros fatores que geralmente levam os clientes a procurar um profissional da área.

Curso de estética e cosmética

Essa especialização aprofunda os conhecimentos de técnicas estéticas, ensinando de maneira mais didática a cosmetologia e também preparando o profissional para o uso de aparelhos nos diversos tipos de procedimento.

Curso técnico de estética

Nessa especialização o profissional se torna técnico em estética e está apto a atuar também em consultórios dermatológicos em parceria com os médicos.

Por ser uma certificação mais aprofundada, sua duração é entre 2 a 3 anos e geralmente é presencial.

Qual o campo de atuação do profissional de estética?

O profissional de estética pode atuar em clínicas especializadas, salões de beleza, em domicílio ou empreender abrindo o seu próprio negócio.

Esse mercado tem apresentado um crescimento constante nos últimos anos e existem muitas oportunidades para quem deseja se desenvolver e se especializar.

Como escolher um bom curso de estética online?

Para escolher um bom curso de estética a distância, você deve estar atento principalmente aos professores que irão ministrar a certificação, além dos canais de comunicação, caso surjam dúvidas a respeito conteúdo.

Faça ainda uma análise a respeito das políticas de desistência e se a instituição escolhida tem depoimentos positivos dos alunos.

Assim você vai garantir que a especialização escolhida fará de você um profissional mais qualificado e preparado para o mercado de trabalho.

Bem pessoal, essas são as minhas observações sobre o tema. E você, já fez ou está fazendo algum curso de estética online? Escreva aqui nos comentários!

Abraços!

Mantenha-se Forte, Sempre!

-Renan

Página Inicial

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *