Coworking de Sucesso – Uma Maneira Simples de Montar um Negócio Realmente Lucrativo

Mas que raios são co-workings que tanto temos ouvido falar?

Simples.

Os coworkings são espaços compartilhados que possuem diversas estações de trabalho, que os profissionais alugam para exercerem as suas atividades.

Esses ambientes estão fazendo sucesso no mundo e também aqui no Brasil, devido ao aumento de empreendedores, profissionais liberais, autônomos, micro empresários, entre outros que preferem o conforto do home office.

O que é coworking?

O conceito vem da língua inglesa: co-working e seu significado é “trabalho compartilhado”.

Essa é uma grande ideia de negócio para montar na crise, sem dúvidas.

Como funciona uma estação de trabalho compartilhada?

Como funciona uma estação de trabalho compartilhada?

O conceito traduz bem a proposta desses ambientes: reunir profissionais que não querem ou não tem condições de alugar ou pagar por um escritório privativo.

O que deve oferecer um coworking?

Um coworking de sucesso deve oferecer uma boa infraestrutura para que os profissionais possam realizar as suas atividades.

Um coworking de sucesso, então, deve contar com conexão à internet, linhas telefônicas, serviço de impressão, recepcionista, móveis adequados (de preferência ergonômicos), sala para descanso, espaço para reuniões e eventos e outras características.

Quais as melhores localizações para um coworking de sucesso?

Quais as melhores localizações para um coworking de sucesso?

Os melhores coworkings estão localizados em pontos estratégicos da cidade, perto de complexos empresariais, por exemplo.

Também devem estar alocados em locais de fácil acesso e com bom acesso a transportes públicos.

Além disso, devem estar localizados em pontos que ofereçam boa rede de serviços, como: agências bancárias, cartórios, restaurantes, etc.

Quais as vantagens de se trabalhar em um coworking de sucesso?

Muitos são os benefícios de locar uma estação de trabalho em um coworking. Para exemplificar elencamos algumas dessas vantagens:

Maior foco e rendimento profissional

Os coworkings priorizam o silêncio e um ambiente agradável para que o profissional possa trabalhar e se concentrar nos seus objetivos.

Assim, o profissional se foca nas suas atividades, pois não tem de lidar com ruídos, barulhos, pessoas conversando alto e outras situações que baixam o desempenho profissional.

Interação com profissionais

A maior parte dos coworkings têm salas de convivência. Nesses ambientes é possível conhecer pessoas e trocar experiências.

É possível até mesmo fazer parcerias com pessoas que você encontra nesse espaço de coworking e melhorar as suas atividades profissionais.

Flexibilidade de horários

A maioria dos coworking funcionam em horários mais extensos que prédios comerciais.

Assim, o profissional ganha total flexibilidade para iniciar as suas atividades quando quiser, como no final de tarde por exemplo.

Os coworkings não costumam funcionar 24h, mas os horários são bem extensos em relação aos edifícios tradicionais de escritórios. O profissional pode trabalhar, por exemplo, após as 19h.

Segurança

Os coworking costumam contar com boas segurança, feita através de câmeras de monitoramento e profissionais especializados.

O profissional pode entrar, sair e realizar seu trabalho sem se preocupar com a sua segurança e integridade.

Como escolher um coworking de sucesso?

Como escolher um coworking de sucesso?

Localização

Procure por coworking que fiquem perto da sua casa ou então próximo de clientes ou locais que você precisa ir com frequência.

Um bom coworking deve ficar próximo das principais empresas do seu segmento, ser em um local de fácil acesso, com uma boa vizinhança e que ajude a impactar positivamente a sua marca.

Infraestrutura

A infraestrutura do prédio é importante, tanto para a sua segurança como para você se sentir bem no local. Evite coworking alocados em prédios muito antigos e deteriorados, pois isso, a curto ou médio prazo pode te causar desconfortos.

Avalie a comunicação

Verifique se o coworking conta com boa estrutura de comunicação, principalmente em relação a conexão à internet – indispensável hoje em dia em praticamente todas as atividades.

Veja também se você pode receber ligações. É um ponto positivo, pois você pode passar o contato para clientes ou mesmo familiares.

Horário de funcionamento

Se você é daqueles que costuma trabalhar em horários incomuns, não se esqueça de se informar sobre os horários de funcionamento do coworking. A maioria desses espaços costumam passar das 20h, mas é importante se certificar disso.

Limpeza e organização

Observe se o local é limpo e organizado. São duas características fundamentais antes de fechar negócio com o local.

Lembre-se de que você passará horas nesse lugar e ficar no meio de sujeira ou bagunça, além de super desagradável pode impactar no seu rendimento profissional.

Salas de reunião

Caso você costume receber clientes com frequência para reuniões, o coworking ideal para você são aqueles que dispõem de salas de reunião. A maioria desses espaços oferecem esses ambientes, porém, é fundamental se informar sobre isso se você receberá pessoas durante o seu dia de trabalho.

Quer saber mais sobre os coworkings?

Então, não perca a chance de conferir todas as dicas valiosas disponíveis no e-book gratuito Coworking de Sucesso.

Até mesmo para ficar por dentro de tudo sobre essa nova forma de trabalhar.

Abraços,

Mantenha-se Forte!

-Renan Mazucante

Portal Carreira e Empreendedorismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *