Série Guia do Estudante #04 – Como se organizar para estudar para concurso público?

Como conseguir se organizar corretamente e aproveitar melhor o tempo dedicado aos estudos?

Essa pergunta pode ser a chave secreta para sua aprovação. E a resposta você pode encontrar aqui.

Organização é um dos pontos chaves para se dar bem em exames de concurso público, mas isso você já sabe. Sem isso, inclusive, devido ao grande volume de conteúdos você pode se desmotivar a estudar e se perder no meio de tantos assuntos.

Passar em um concurso público exige também dedicação total e a organização, então, é fundamental. Mas se você não está conseguindo isso, fique tranquilo, vamos dar algumas dicas sobre como se organizar para estudar para concursos a seguir.

1 – Faça um cronograma de estudos

É importante definir em quais dias você vai estudar determinada disciplina. Sem um planejamento adequado, o candidato acaba se confundindo, deixando conteúdos atrasados.

Você pode fazer um plano de estudos assim (apenas um exemplo):

  • Segunda-feira: matemática e língua portuguesa;
  • Terça-feira: direito penal e raciocínio lógico;
  • Quarta-feira: direito administrativo e matemática;
  • Quinta-feira: língua portuguesa e direito constitucional;
  • Sexta-feira: direito civil e direito tributário.

Com isso você não se confunde nem atrasa o estudo das disciplinas. É importante você não colocar mais do que 2 matérias por dia. Seu cérebro vai absorver muito mais dessa forma.

Caso contrário, as informações de diferentes matérias começam a se confundir na caxola…é tenso…

2 – Defina prioridades

Definindo Prioridades no Estudo

Além de fazer o planejamento acima, defina também as disciplinas que você tem mais facilidade e as que têm mais dificuldade.

É possível dedicar um tempo maior de estudo para aquele conteúdo que você domina tanto, para obter melhor rendimento na prova.

3 – Divida o tempo entre teoria e prática

Uma boa forma de se organizar também é dividir o tempo dedicado a cada disciplina entre estudar a teoria e fazer exercícios. Isso evita que você fique muito tempo só na teoria ou só na prática – prejudicando o seu desempenho.

Fazer exercícios e simulados é fundamental para seu desempenho. Inclusive faça simulados de provas, com tempo de início e fim, para você treinar seu cérebro a estar preparado para o dia da prova de verdade.

4 – Local adequado

Escolhendo o Local Ideal para Estudar

Isso também entra nas dicas de como se organizar para estudar para concurso. Opte por um local confortável, organizado, sem barulhos e com boa iluminação.

Estudar em locais inadequados baixa o seu desempenho, trazendo malefícios para a assimilação e memorização dos conteúdos estudados.

Evite deixar um monte de coisas espalhada pela mesa ou escrivaninha. Qualquer distração vai tirar seu foco.

5 – Mantenha o celular desligado

Organize-se e faça tudo o que precisar com o seu aparelho de telefone celular antes de iniciar os estudos. No momento de estudar, mantenha o aparelho desligado em modo silencioso e só volte a usá-lo quando terminar de estudar ou fazer uma pausa.

O mesmo vale para a televisão, o rádio e o computador, que também pode te distrair e desorganizar.

6 – Estabeleça objetivos

Metas São Importantes se Você quer Passar em um Concurso

É uma dica interessante também sobre como se organizar para estudar. Determine até que ponto do conteúdo de cada disciplina irá completar naquele dia.

Fazendo isso você não se desorganiza, atrasando o estudo das disciplinas.

Você confere dicas como essas e outras valiosas sugestões no Guia Prático para Passar em Concurso Público em 1 ano.

7 – Anote datas importantes em um calendário

Organize-se em relação a simulados, provas, datas de inscrições, aulas especiais, etc. Assim você não perderá nada do que é importante para a sua jornada de passar em um concurso público.

8 – Faça pausas

Senta e Respira.Pausar também é imporante

Para não chegar a exaustão e acabar se desorganizando, faça pequenas pausas durante o tempo de estudo. Nessas pausas, descanse um pouco, se alimente, faça outras coisas que precisa.

Isso descansa a mente e recarrega as energias para você voltar ao estudo.

9 – Reserve um dia para descanso e lazer

Também para descansar a mente, corpo e voltar renovado para a rotina de estudos, organize sua agenda e deixe um dia livre para o descanso e o lazer.

Nesses dias procure fazer atividades físicas e sociais. Isso ajuda a retornar mais descansado e motivado para a rotina de estudos.

Isso é mais do que fundamental. Você só conseguirá atingir seu máximo potencial se tiver uma vida equilibrada, tendo como prioridade sua saúde, seus relacionamentos pessoais e seu tempo livre para fazer o que gosta.

10 – Durma bem

Tenha uma boa noite de sono

Parece que não, mas essa também é uma forma de seguir bem todas as outras dicas sobre como se organizar para estudar. Se você dorme mal, dificilmente conseguirá cumprir a organização e o planejamento de estudos que fez.

11 – Alimente-se bem

Assim como o sono, se alimentar bem é uma das coisas que fará com que você também cumpra o planejamento e a organização da rotina dos estudos.

O cérebro consome energia e, assim, é fundamental estar bem alimentado para conseguir cumprir a maratona de estudos e se sair bem nas provas.

Organização, foco e objetivo

Organização, foco e objetivo.Os 3 pilares pra estudar para concurso público

Essas são apenas algumas das palavras fundamentais que você deve ter para conseguir passar no tão sonhado concurso público.

Muitas dessas dicas foram extraídas do Guia Prático para Passar em Concurso Público em 1 ano – que, além de sugestões sobre como se organizar para estudar, dá dicas e ensina técnicas valiosas para obter a aprovação.

E aí, o que achou desse artigo do Série Guia do Estudante?

Espero ter ajudado. Comente e compartilhe com seus amigos concurseiros!

Forte abraço,

Matenha-se Forte, Sempre!

Renan Maz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *