8 Dicas para Você Aprender Como Montar um Espaço de Coworking e Triplicar seu Faturamento com Imóveis

Você tem um imóvel parado, para alugar ou deseja aumentar sua renda passiva de aluguéis?

Quer investir em um negócio inovador e triplicar seu faturamento mensal?

Como? Veja nesse artigo…

A tendência de coworking vem crescendo em todo o mundo e inclusive no Brasil. Essa alta se deve ao crescimento de empreendedores, micro empresários, profissionais autônomos e liberais que necessitam de um espaço para trabalhar.

Esses espaços costumam ser impecavelmente mobiliados e adaptados para o trabalho.

Além disso, há intercâmbio de pessoas (networking), o profissional pode conhecer outros parceiros, representando uma ótima opção para negócios. A troca de experiências e interação das pessoas que trabalham nos coworking também é um ponto que vem atraindo profissionais.

Se você está pensando em investir nessa área, saiba que um censo aponta que os coworkings aumentaram mais de 117% em 2017 – em relação ao ano anterior.

E a tendência é que cresça ainda mais devido ao aumento de trabalhadores autônomos e liberais, que não querem arcar com o custo e as burocracias de locar um espaço para transformá-los em escritórios.

Mas, como um montar um coworking?

Para montar um coworking é necessário um investimento inicial até considerável, além de muito bom gosto e criatividade para transformar o local em um ambiente adequado para os profissionais exercerem as suas atividades.

Mas nada que um bom arquiteto(a) possa te ajudar…

negocio-criativo-co-working

Confira algumas etapas que você pode cumprir para um montar um coworking:

1- Planejamento e pesquisa

Não basta apenas um espaço físico para montar um coworking. É preciso um planejamento para escolher e definir como esse espaço será montado.

Planeja se haverá salas de reuniões, espaço para eventos e os recursos necessários para isso, além das estações de trabalho, é claro. Também levante todos os custos que terá com isso.

Tenha em mente que investir em um negócio dessa categoria costuma ser rentável, porém, o investimento é proporcional. Você precisará de uma elevada quantia para montar o seu coworking. Caso possa contar com sócios, melhor, pois as altas despesas serão divididas.

2- Mobiliários

Já definiu o local onde vai montar um coworking? Então é hora de pensar nos móveis para as estações de trabalho. As mobílias devem ser de boa qualidade e de preferência ergonômicas, para o conforto de quem vai locar um espaço para trabalhar.

3- Decoração

A decoração é importante, pois cria um ambiente agradável para trabalhar. Dê preferência para decorações discretas e do tipo “clean”.

Não precisa exagerar, alguns quadros, objetos discretos, decoração e plantas são suficientes para decorar esse tipo de lugar.

4 – Iluminação

A iluminação é de extrema importância. Nenhuma pessoa irá optar por um local que ofereça iluminação de má qualidade, concorda?

As estações de trabalho devem ser bem iluminadas para que os profissionais consigam exercer suas atividades adequadamente e com conforto.

Não economize neste quesito!

5- Área de convivência

Os coworkings costumam receber os mais variados tipos de profissionais. E para oferecer mais conforto a todos é interessante manter um espaço de convivência para que as pessoas possam se comunicar e fazer aquela pausa durante o trabalho.

Contar com uma área de convivência certamente será um diferencial para o seu negócio, atraindo mais locadores de estações de trabalho.

6 – Espaço para eventos

Caso o espaço permita, invista em ambiente para realização de eventos, como cursos, palestras, reuniões, workshops e outros.

Nesse espaço, atente-se aos mobiliários. É importante ter à disposição dos clientes mesas de reunião, cadeiras, projetores, materiais audiovisuais e outros.

7- Divulgação do seu coworking

Especifique quem será o seu público-alvo. Não adianta montar um espaço top se você não divulgá-lo.

As melhores formas de fazer isso é colocando fachadas no espaço, divulgando o local na internet, fazendo uso de panfletagem e outras estratégias.

8 – Planos de locação

É importante oferecer flexibilidade aos clientes. Você pode fazer planos de locações mensais, trimestrais, semestrais ou mesmo anuais.

Alguns profissionais precisam do espaço só por um período e você pode oferecer isso a eles, com descontos progressivos – destacando o seu coworking entre os concorrentes, que vêm crescendo.

Você sabe quais são as vantagens de quem trabalha em um coworking?

Você sabe quais são as vantagens de quem trabalha em um coworking?

Na hora de receber interessados em alugar estações de trabalho no seu coworking, procure mostrar todos os espaços e falar sobre os benefícios que ele terá.

Também vale a pena falar sobre a qualidade de vida que o possível locador terá alugando um espaço desses para trabalhar, como:

  • Motivação: pois estará em um espaço totalmente projetado para desenvolver suas atividades com conforto.
  • Produtividade: o ambiente costuma ser silencioso e ter tudo o que precisa para o profissional desempenhar suas atividades mantendo a produtividade mais em alta.
  • Criatividade: o contato com outros profissionais pode trazer ideias inusitadas ao profissional.
  • Aprendizagem: a troca de experiências com os outros profissionais também podem ensinar algo novo.
  • Preço: os coworkings são uma das formas de maior economia para o profissional, possibilitando ganhar dinheiro com alta lucratividade.
  • Flexibilidade: os coworking funcionam em horários que os escritórios costumam estarem fechados. Optando por um espaço desses, o profissional tem a oportunidade de fazer o seu horário de trabalho.
  • Reuniões: se o espaço contar com ambientes para reuniões, o profissional terá a oportunidade de receber clientes e parceiros no local.
  • Menos distrações: os coworking são melhores do que trabalhar em casa. Trabalhar no regime home office pode causar muitas distrações: pessoas, visitas, tarefas domésticas, televisão ligada, entre outras.
  • Networking: mantendo contato com outros profissionais é possível aumentar o seu networking e até aproveitar eventuais oportunidades inesperadas.

Agora, se você realmente quer lucrar e ter um negócio que vem fazendo sucesso a cada dia mais, então avalie a possibilidade de montar um coworking!

Se você deseja realmente montar um coworking de sucesso, então recomendo que você veja esse passo a passo completo. Foi dai que tirei algumas ideias para fazer esse post…

Espero que tenham gostado. Essa dica é valiosa

Até a próxima.

Mantenha-se Forte.

Abraços,

Renan Mazucante

Carreira e Empreendedorismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *