Como fazer um TCC: É COMPLICADO DEMAIS? → Guia Prático Passo a Passo + Dicas【Garantido】

Conheça os elementos obrigatórios e opcionais que devem constar num trabalho de conclusão de curso. Aproveite e veja também algumas dicas valiosas para se sair bem no seu TCC, combinado?

Fazer o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é uma das etapas mais importantes da vida acadêmica de um estudante. É a aprovação deste trabalho que possibilita a obtenção do diploma de um curso superior.

Assim, podemos definir que o TCC é um trabalho acadêmico obrigatório e um instrumento de avaliação final e determinante de um curso superior.

Mas Afinal, como fazer um TCC?

Como Fazer Um TCC

O TCC deve ser elaborado de forma dissertativa, com o objetivo de iniciar o estudante no campo da pesquisa científica.

A produção de um TCC varia de acordo com o curso e com a instituição de ensino superior – podendo ele ser feito individualmente ou em grupo. A elaboração do trabalho se dá no último ano do curso superior.

Um professor orientador, fica responsável por guiar o estudante ou grupo. Cabe a ele auxiliar, instruir e acompanhar a produção do trabalho para que seja aprovado. E para que o trabalho seja aprovado ele deve ser submetido à banca examinadora, que avaliará o conteúdo teórico do trabalho e a sua apresentação pública.

Como fazer um TCC: passo a passo

O Passo a Passo

O desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso segue, geralmente, o mesmo processo de produção. Pelas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas), o TCC deve obrigatoriamente conter alguns elementos e procedimentos. Dê uma olhada:

1 – Definição do Tema

É a escolha do tema pelo estudante que embasará toda a pesquisa. A escolha deve ser assertiva, para que exista conteúdo suficiente para desenvolver as outras etapas do trabalho.

Um trabalho de TCC deve ter apenas um tema e quanto mais específico, melhor.

É de extrema importância escolher um tema com o qual você tenha afinidade – já que você passará, geralmente, um ano trabalhando em cima dele. Um tema que não interessa pode tornar o trabalho enfadonho (chato) e fazer até mesmo com que você reprove.

2. Escolha do Professor Orientador

O professor orientador, como já vimos, tem o papel de orientar, instruir e acompanhar o desenvolvimento do TCC pelo aluno ou grupo. Assim é preferível escolher um professor que domine o tema com o qual você pretende trabalhar.

Também é interessante haver empatia e boa vontade por parte do orientador escolhido, já que o trabalho tem, normalmente, a duração de 1 ano e os encontros com o professor serão frequentes.

Caso o professor aceite a ser o seu orientador ele poderá começar refinando o tema escolhido, oferecendo dicas e sugerindo abordagens ou outros pontos de vista.

O orientador também te instruirá como tomar os primeiros passos para fazer o TCC. Também fará ajustes, revisões e alterações durante todo o processo de elaboração do trabalho para que ele, no final do curso, esteja apto para ser avaliado e apresentado à banca examinadora.

3. Projeto de Trabalho e Cronograma

O TCC é um trabalho a longo prazo – possivelmente o maior que você, estudante, já fez até o momento. Assim, é essencial ter um Projeto do Trabalho e um Cronograma, que definirá datas limites para cada etapa que comporá o resultado final.

É preciso definir corretamente as datas para cada processo, mas muito mais importante é cumprir com o cronograma para que o trabalho não fique em atraso.

Adiar etapas só serve para causar bagunça no projeto e desanimar o (s) autor (es) do mesmo. Nos encontros com o orientador, que devem acontecer semanalmente ou a cada 15 dias, o estudante deve levar todas as etapas cumpridas de acordo com a data.

Isso garante que seu trabalho não precise ser feito, em um determinado momento, às pressas – o que geralmente impacta na qualidade do TCC.

4. Desenvolvimento da Monografia

Aqui o estudante já está mais habituado a desenvolver as atividades e objetivos definidos no Projeto e no Cronograma. O autor, a essa altura, já está na fase de pesquisar referências bibliográficas, fazer pesquisas de campo e começar a redigir a sua tese.

Também é o momento em que estruturará o trabalho, definindo elementos como sumário, introdução, desenvolvimento, tabelas, anexos, entre outros.

É aqui também que o trabalho deve ser formatado segundo a ABNT – desde o início até o fim do material.

Além disso, antes de apresentar a versão final ao orientador é essencial fazer uma boa revisão. O orientador decidirá então quais alterações são necessárias para que, finalmente, o trabalho possa ser impresso e encapado.

Caso o trabalho estiver incompleto e o orientador prever que não haverá tempo hábil para a apresentação, poderá barrar o projeto. E, nesse caso, o (s) estudante (s) terá que esperar mais um tempo até o trabalho estar apto para passar pela banca examinadora – o que geralmente leva um semestre ou um ano a mais.

5. Apresentação do TCC

É o dia que costuma deixar o estudante bem nervoso e ansioso. Uma boa apresentação do trabalho impacta diretamente na nota final do TCC.

E para fazer uma boa apresentação é essencial que o (s) aluno (s) tenha ensaiado com antecedência – mesmo que possa levar na apresentação um papel com os principais tópicos que irá abordar na apresentação. O uso de slides também facilita.

A apresentação deve ser algo resumido. Geralmente, indica-se que na apresentação seja explanado o tema, a problemática abordada, as análises e a conclusão.

Após a apresentação, a banca examinadora fará pergunta ao aluno ou grupo, cujas respostas também interferem na média final do TCC. Por isso é importante que todos os envolvidos estejam inteirados em todo conteúdo do TCC.

Caso a banca atribua uma nota que represente a média da universidade, o trabalho está aprovado. Já em casos de reprovação, cabe ao aluno ou grupo refazer todo o trabalho no início do próximo período letivo.

Guia de Como Elaborar um TCC: Estruturar o trabalho

Estrutura do TCC

Pelas normas da ABNT todos os trabalhos de conclusão de curso deverão apresentar os seguintes elementos em sua estrutura:

1 – Elementos Pré-Textuais:

  • Capa: Com o título do trabalho, o(s) autor(es), cidade e ano;
  • Folha de Rosto: Com o nome completo do(s) autor(es), título do monografia, explicação resumida dos objetivos do trabalho, nome da instituição de ensino, a cidade e o ano da entrega;
  • Folha de Aprovação: Deve conter a data da aprovação, nome completo dos integrantes da banca examinadora e local destinado a assinatura de cada avaliador;
  • Dedicatória (opcional): Texto sucinto onde o estudante dedica o seu trabalho a pessoas especiais;
  • Agradecimentos (opcional): Texto sucinto onde o estudante agradece pessoas que foram importantes para a realização do trabalho;
  • Epígrafe (opcional): Pensamento de algum outro autor que seja relevante ao tema tratado no trabalho;
  • Resumo: Síntese dos pontos relevantes do trabalho. Deve ser redigido de forma clara, concisa e direta e com no máximo 500 palavras.
  • Sumário: É a parte onde se relaciona as divisões do trabalho, como capítulos, subcapítulos e seções. Aqui deve entrar os títulos dos conteúdos e a página onde se encontram cada um;
  • Lista de Ilustrações (opcional e se houver);
  • Lista de Abreviaturas e Siglas (opcional e se houver);
  • Listas de Notações (opcional e se houver).

2 – Elementos Textuais

  • Introdução;
  • Desenvolvimento;
  • Conclusão.

3 – Elementos Pós Textuais

  • Referências Bibliográficas;
  • Obras Consultadas (opcional);
  • Apêndices (opcional);
  • Anexos (opcional e se houver);
  • Glossário (opcional).

Dicas de como fazer um TCC nota 10!

O Resultado Nota 10

Além de saber como fazer um TCC, algumas dicas deixarão o seu trabalho ainda melhor, como, por exemplo:

  • Esteja informado;
  • Programe-se;
  • Siga corretamente o cronograma;
  • Acerte na escolha do professor orientador;
  • Esclareça todas as dúvidas com seu orientador. Antes do encontro, anote-as se for preciso para não esquecer;
  • Escolha cuidadosamente os parceiros de trabalho no caso de TCC em grupo, para evitar eventuais e futuros transtornos;
  • Escolha sempre um tema que lhe seja interessante;
  • Esteja atento às normas da ABNT e da universidade;
  • Sempre revise os conteúdos;
  • Assista à filmes, se for agregar ao conteúdo do trabalho;
  • Respeite o seu corpo, não deixe de tirar um tempo para descansar;
  • Durma bem – isso evita estafa;
  • Escolha uma boa copiadora para imprimir o seu trabalho, caso contrário pode ficar com baixa qualidade e interferir na nota;
  • Ensaie a apresentação;
  • Faça papéis abordando os tópicos sobre o que vai falar na apresentação;
  • Faça slides que colaborem com o que você vai apresentar. Isso evita esquecer assuntos que pretende abordar.

Seguindo apenas essas dicas, você já está à meio caminho andado de conseguir fazer um TCC de sucesso. Mas, é importante que você tenha em mente que antes de ir à banca examinadora, você precisa de um verdadeiro ritual.

Até porque, de nada adianta trabalhar arduamente para a parte teórica ficar perfeita e, na hora da apresentação, acabar gaguejando e não conseguir passar o que você precisa. Então, siga à risca o “ritual” abaixo:

  • Descanse no dia anterior e na data da apresentação;
  • Procure manter a calma no dia da apresentação;
  • Durante a apresentação se dirija a banca e ao público presente.

Bom, você deve estar se perguntando como eu consegui reunir essas informações que podem realmente ajudar a elaborar um TCC nota 10, certo? Bom, isso que você viu é apenas um pequeno resumo do que aprendi no TCC sem Drama e no Software Monografis.

Abaixo, você pode ver um breve resumo do que cada um faz, e se quiser saber mais detalhes, é só clicar no links abaixo:

Dicas BÔNUS – Como Fazer Qualquer Tipo de TCC do Início ao Fim e Conquistar seu Diploma Universitário

TCC Sem Drama – Por Amilton Quintela

Você Está com Dificuldades e sofrendo para fazer seu TCC? Não sabe exatamente o que fazer e como fazer? Não sabe nem por onde começar??

Com o TCC SEM DRAMA Você Vai Aprender a Fazer em Pouco Dias, Passo a Passo e do Jeito Certo! Mesmo que Você Esteja Começando do Zero ou Totalmente Perdido.

E se eu te disser que mais de 6.000 pessoas já descobriram como fazer um TCC sem sofrimento e sacrifício?
Você quer ser aprovado sem ter que abrir mão de todo o seu tempo livre pra isso?

Pare Agora de perder tempo e, principalmente, noites de sono! Conheça mais sobre este método e garanta sua formatura.

Monografis – Software Orientador de TCC

Aprenda Com o Monografis a Fazer Seu TCC com escrita À PROVA DE PLÁGIO sem se preocupar com NORMAS ABNT, seguindo um ROTEIRO já APROVADO e Ainda receber ELOGIOS Diante da Família e Amigos.

Essa ferramenta é inovadora, e foi desenvolvida por Professores de Banca, capaz de agilizar a escrita do seu TCC.

O Monografis é uma plataforma online que serve para orientar o aluno na elaboração do TCC, desde o projeto TCC, artigo científico a artefatos mais complexos como TCC, dissertação e tese.

Até a Próxima!

Renan Mazucante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *