Confira abaixo as melhores dicas e sugestões sobre como fazer esse elemento obrigatório do Trabalho de Conclusão de Curso de uma vez por todas.
A introdução do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é um elemento textual e uma etapa muito importante do projeto.
É nesse tópico, em poucos parágrafos, que será informado a quem lê sobre o assunto tratado no trabalho e qual o propósito da pesquisa.
Parece simples, mas não é.
Uma introdução de má qualidade compromete todo o seu TCC e o deixará até sem sentido – o que pode acarretar reprovação pela instituição de ensino.
O que Você vai Encontrar Nessa Página?
Como fazer a introdução do TCC?
A introdução deve conter no máximo 10 parágrafos.
E nesse espaço o estudante deve conseguir abordar os elementos que vão compor o trabalho, assim como a delimitação do tema, o problema, o objetivo e a metodologia que foi aplicada para a realização do TCC.
Passo a passo de Como fazer a introdução do TCC
- 1º – Tema: o aluno deve no primeiro parágrafo da introdução apresentar o tema do trabalho e explicar o seu significado. A linguagem deve ser formal e objetiva – já que nos outros elementos do TCC o autor irá se aprofundar nesses pontos.
- O tema deve ser bem delimitado e exposto de forma clara. Ou seja, você deve explicar com poucas palavras sobre o que será exposto no trabalho como um todo.
- 2º – Problema: escrever sobre o problema que o trabalho vai abordar ajuda muito a delimitar o tema do TCC. O problema mostrará o que motivou a investigação do trabalho.
- 3º – Hipótese: também deve existir na Introdução do TCC. Uma hipótese se trata de uma afirmação passível de questionamentos. A resposta desses questionamentos também dá significado ao tema, mostrando o porquê dele ser escolhido pelo autor do trabalho.
- 4º – Objetivos: se trata das finalidades do trabalho e deve responder o porquê de tal tema ter sido escolhido pelo autor do TCC.
- 5º – Justificativas: é um ponto esclarecedor do tema escolhido. Esse elemento demonstra a importância do tema e do problema abordado, justificando que eles são relevantes para estarem ali.
- 6º – Metodologia: aqui o autor aborda de forma sucinta, clara e objetiva sobre a metodologia usada para fundamentar o trabalho. Convém citar os tipos de instrumentos e pesquisas aplicadas ao desenvolvimento do trabalho.
- 7º – Divisão da estrutura: pode-se falar na Introdução, de forma sucinta também, como o trabalho está dividido.
Como estruturar a Introdução do TCC: é muito difícil?
Para facilitar o entendimento de como fazer a introdução do TCC é interessante separar parágrafos para os elementos que serão abordados – já que o volume de palavras é pequeno. Você pode se basear no modelo apresentado a seguir:
- 1º e 2º parágrafo: apresentação do tema do trabalho.
- 3º parágrafo: apresentação da delimitação do tema por meio do problema abordado no trabalho.
- 4º parágrafo: apresentação das hipóteses e possíveis respostas sobre os problemas que serão abordados no TCC.
- 5º parágrafo: apresentação do objetivo principal da pesquisa.
- 6º parágrafo: apresentação da justificativa. Aqui entra a abordagem sobre a relevância que tem o TCC para o público e para a universidade.
- 7º parágrafo: apresentação da metodologia. Explique de forma sucinta quais foram os instrumentos e técnicas usadas para realizar todo o trabalho.
- 8º parágrafo: apresentação da estrutura do trabalho, abordando os capítulos, por exemplo. Mas não fale sobre os capítulos, apenas explique como o trabalho está dividido.
Importância da Introdução
Siga essas dicas e faça a Introdução com calma e assertividade.
Essa parte do trabalho, apesar de sucinta, chama muito a atenção dos examinadores, pois revelará a sua capacidade de síntese e é a primeira impressão que eles terão sobre o trabalho
Além de você aprender como fazer a introdução do TCC você pode ter acesso a dicas incríveis de como fazer o trabalho todo de forma muito mais rápida e assertiva.
Para isso, conheça o esse software / método: Monografis – que dá dicas incríveis para você concluir esse e outros elementos de forma fácil e adequada.
Você sabe qual a importância dos outros elementos do TCC?
Vale ressaltar que apesar de extrema importância, a introdução é apenas um dos vários elementos do TCC – segundo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas).
Todos esses elementos são ensinados no Monografis de forma prática e simples.
Enquanto isso, você confere quais são os elementos de um TCC, além da Introdução:
1 – Elementos Pré Textuais
- Capa: nome da instituição (opcional); nome do autor; título; subtítulo (se houver); cidade, ano da conclusão.
- Lombada
- Folha de rosto
- Anverso da Folha de Rosto
- Verso da Folha de Rosto
- Errata (se houver)
- Folha de Aprovação
- Dedicatórias(opcional)
- Agradecimentos (opcional)
- Epígrafe (opcional)
- Resumo no idioma local
- Resumo em idioma estrangeiro
- Lista de Ilustrações
- Lista de Tabelas
- Lista de Abreviaturas e Siglas
- Lista de Símbolos
- Sumário
2 – Elementos Textuais
- Introdução
- Desenvolvimento do Texto
- Conclusão
3 – Elementos Pós-Textuais
- Referências
Elemento obrigatório, elaborado conforme a ABNT NBR 6023 – Informação e documentação – Referências – Elaboração.
- Glossário
Elemento opcional, elaborado em ordem alfabética.
- Apêndice
- Anexos
- Índices
Faça o seu TCC de forma rápida e simples
Siga as nossas dicas sobre como fazer a introdução do TCC e não deixe de conhecer o método Monografis Abaixo, que fará com que você conclua o trabalho em muito menos tempo e com bem mais qualidade.
Garanta a sua aprovação!
Veja Também: TCC Sem Drama – Do Zero à Formatura
E aí, o que achou do conteúdo do nosso Portal?
Até a Próxima,
Mantenha-se Forte.
Renan Mazucante