Série Guia do Estudante #05 – Você sabe como fazer fichamento de textos?

Conheça as melhores práticas para fazer fichamentos úteis para o desenvolvimento do seu TCC.

O Fichamento de textos é um método que ajuda na organização de textos que servirão de referência em um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Ele permite que o autor não se perca no meio de tantas informações.

No TCC o fichamento de textos de uma função importante – já que são muitos os artigos consultados para o desenvolvimento do trabalho. O fichamento também serve para a hora de fazer citações diretas e indiretas durante o TCC, já que memorizar todo o conteúdo dos artigos é algo praticamente impossível.

Como fazer fichamento de textos?

A questão sobre como fazer fichamento de textos não segue uma construção rígida. Porém, algumas dicas – que também podem ser vistas aqui, através do curso TCC sem Drama – podem ajudá-lo nessa organização dos conteúdos.

Veja a seguir:

1 – Grifar trechos importantes

Depois de ler um artigo ou um livro, o autor do TCC pode marcar os conteúdos que considerar mais importante e que serão usados no desenvolvimento do trabalho. Vale ressaltar que é fundamental selecionar bem as principais informações do texto ou livro, para que possa achá-las com mais facilidade na hora de procurá-las para desenvolver o trabalho. Grife os parágrafos mais importantes.

2 – Escolha as melhores citações

As citações são importantes no desenvolvimento de um TCC. Então, assim que identificar um conteúdo relevante para incluir no desenvolvimento do trabalho, separe-o através do fichamento.

Assim, você terá mais organização e facilidade para transcrever a citação, incluindo-a no trabalho. Também não se esqueça de indicar de onde saiu a citação, de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas), como: autor do artigo, título, número da página do livro, entre outros dados.

3 – Escolha uma estrutura para o fichamento

Aqui também temos uma dica importante de como fazer fichamento de textos. Para maior organização do método, escolha uma estrutura para produzir o seu fichamento.

A estrutura do fichamento deve ser feita de acordo com o objetivo dele. Em geral, existem 3 maneiras se fazer o fechamento do material consultado e estudado. Veja a seguir:

  • Fichamento bibliográfico: esse fichamento aborda os principais assuntos de uma obra toda – é como se fosse um resumo comentado.
  • Fichamento de conteúdos: é uma síntese de um artigo, texto ou livro. O autor deve aqui interpretar as ideias dos conteúdos e reescrevê-las ao seu modo.
  • Fichamento de citações: aqui o autor deve fazer a transcrição exata das frases de um autor da obra. Ao fazer esse fichamento, o autor do TCC separa algumas frases importantes para serem colocadas no desenvolvimento do trabalho.

Alguns exemplos de fichamento de textos para te auxiliar melhor

Exemplos de Fichamentos

Para te ajudar ainda mais, conforme você confere também no excelente material TCC sem Drama, veja um exemplo de um fichamento organizado:

Cabeçalho
	*assunto
		*referência: Autoria, título, local da publicação, editora, ano da publicação
Conteúdo 

Dessa forma, será muito mais fácil recorrer aos fichamentos durante o desenvolvimento do TCC.

Porque fazer o fichamento de textos?

Conforme a ABNT fichamento tem três motivos importantes para ser feito:

1 – Produtividade

Fichar os conteúdos estudados e lidos facilita o acesso aos assuntos quando for preciso. Com isso cada o autor do TCC não precisa recorrer de novo a obra toda para encontrar os trechos que lhe interessa.

Além disso, ajuda a melhor assimilação do conteúdo.

2 – Economizar tempo

Fazendo um fichamento adequado o autor economiza tempo, pois saberá exatamente onde está um trecho que necessita usar no trabalho. Evita ter de ficar procurando de novo determinado conteúdo, otimizando o tempo de desenvolver o trabalho – assunto bastante explicado no incrível guia TCC sem Dramas, que ensina como fazer um TCC com mais facilidade de maneira muito mais rápida.

3 – Organização

Com o fichamento o autor do trabalho não fica perdido em meio a tantos textos, livros ou artigos. O método de organização é fundamental para manter os materiais usados no TCC organizados e com fácil acesso.

Você sabe quais são os outros elementos pré textuais?

Elementos Textuais

Além do fichamento, que é um elemento considerado pré textual, aproveite e conheça outros elementos pré-textuais de um TCC:

  • Capa;
  • Lombada;
  • Folha de Rosto;
  • Dedicatória;
  • Agradecimento;
  • Folha de Dedicatória;
  • Epígrafe;
  • Resumo;
  • Lista de figuras;
  • Lista de tabelas;
  • Lista de abreviaturas e siglas;
  • Lista de símbolos;
  • Sumário.

Dica Extra:

Você pode utilizar um software de TCC Monografis, que irá te auxiliar a fazer os fichamentos, bem como elaborar de forma prática e rápida seu trabalho.

Faça o seu TCC de forma rápida e com muito mais facilidade

Além de aprender mais a fundo como fazer fichamento de textos, todos os elementos necessários para um TCC completo e perfeito você encontra no fantástico guia TCC sem Drama.

Com esse material você conseguirá se organizar e fazer um belo trabalho em questão de dias. Não deixe de conhecer! Clique aqui para saber mais.

Mas e aí, o que achou ? Espero ter ajudado e se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário!

Este post faz parte do Guia do Estudante, uma série especial para alunos, universitários e concursandos!

Forte abraço,

Mantenha-se Forte.

Renan Maz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *