Como estudar para concursos e Ser Aprovado? Guia Passo a Passo

Muito se fala em diversas técnicas de estudo. Porém pouco se fala em resultados. Quando digo isso, me refiro à SUA APROVAÇÃO.

Quer saber realmente como estudar da maneira correta para uma prova de concurso público e garantir sua vaga?

Então confira essas valiosas dicas para ter melhor rendimento nos seus estudos. A aprovação em um concurso pode estar mais próxima do que você imagina!

Passar em um concurso público é o sonho de milhares de pessoas. Porém, poucos sabem como estudar para concurso.

Não quer dizer que quem não passe em concursos não tenham capacidade para tal. Geralmente, passar em um concurso exige dedicação total, capacidade de organização, treino, paciência e muitos outros quesitos que fazem toda a diferença na hora de se sair bem nos exames.

Porém, algumas dicas e sugestões de como estudar para concurso podem ajudar você na árdua tarefa de obter a aprovação. Se colocadas em prática, com certeza farão com que se obtenha mais êxito nas provas tão concorridas.

Passo #1: tenha organização para estudar para concursos

Primeiramente, não é possível passar em um concurso público sem se organizar. E essa organização vai desde os horários reservados para o estudo, até divisão de disciplinas por dia, realização de exercícios e simulados e muito mais.

Assim, a primeira dica (e uma das mais importantes) de como você deve estudar para concurso: Organizar-se. Aqui você saberá como montar um plano de estudos eficaz e possibilitar um melhor desempenho nas tarefas.

Primeiramente você terá de fazer uma tabela com a quantidade de dias disponíveis para estudar pelo número de horas. Ainda terá de separar o dia em quantidade de horas destinada para o estudo de cada disciplina.

Um exemplo?

 

2º feira

Horário Matéria
8h às 10h Língua Portuguesa
10h às 12h Raciocínio Lógico
12h às 13h Pausa para almoço e descanso
13h às 15h Direito Administrativo

E assim por diante…

Você pode manter esse cronograma anotado em uma agenda ou em um quadro, para facilitar e sempre te lembrar do que você irá estudar no dia.

Além de evitar que você se perca entre tantos assuntos que terá de assimilar.

Passo #2: ter um local adequado é importantíssimo

Lugar Para Estudar

O local de estudo também está entre as importantes dicas de como estudar para concurso. Não adianta ter organização e boa vontade se você não contar com um espaço adequado para os estudos. Ah, e nada de estudar num bosque! risos

O local deve ser bem iluminado e ter espaço suficiente para você acomodar livros, cadernos e computador. Estudar em locais apertados, além de desconfortável, impacta negativamente no seu desempenho.

Durante o dia, pode-se usufruir da iluminação natural. Já estudar em finais de tarde e noite exigem uma boa iluminação artificial – providencie se for o caso (mescle luzes brancas e amarelas para uma maior comodidade da sua vista). Luz muito branca por muito tempo faz mal às vistas. Luz amarela dá sono.

Também é importante que o local seja silencioso. Se no espaço tiver muitas pessoas falando, mantenha portas e janelas fechadas. Quanto maior o silêncio, mais concentração terá.

Passo #3: pausas para descanso garantem o sucesso do estudo

Descansar para repor as energias é tão importante quanto a motivação e o empenho para estudar. Portanto, faça pausas durante o período de estudo. Eu recomendo que você pare 10 min a cada 1 hora de estudo.

Durante essas paradas, você pode escutar uma música, comer alguma coisa leve ou mesmo fazer uma breve caminhada.

Atenção! Evite atividades mais radicais durante esse período de pausa, pois poderá fazer efeito contrário: ao invés de repor a energia irá tomá-la. E ainda se corre o risco de não voltar a tempo para continuar os estudos.

Passo #4: Alimentação saudável para ter mais energia

Alimentação Também é Importante Para Estudar

Não pule refeições para ficar estudando. Essa também é uma regra importante para estudar de forma correta para concursos.

Uma pessoa que não se alimenta corretamente pode ter problemas de saúde (comprometendo o seu planejamento para estudar), além de apresentar cansaço e falta de energia. Lembre-se de que o cérebro também precisa de muita energia para funcionar!

Alimente-se normalmente no café da manhã, almoço e jantar. Já durante o período de estudo, as pausas para alimentação devem contar com a presença de alimentos de fácil digestão e que dão energia.

Boas opções de alimentos para consumir durante as horas de estudos são: frutas, sucos naturais, mel, iogurtes, lanches naturais. Evite alimentos com alto teor de carboidratos, açúcares e gorduras, pois podem sobrecarregar a digestão, atrapalhando os seus estudos.

Ah, e beba água! No mínimo 2 litros por dia. A desidratação é um dos principais fatores que causam a fadiga e a falta de energia ao final do dia. Faça o teste para você ver.

Passo #5: Não esqueça de treinar com exercícios

Não adianta ficar debruçado nos livros e apostila e não treinar. Faça todas as atividades propostas nesses materiais.

Também é muito importante fazer os exercícios de provas anteriores.

Não deixe as tarefas difíceis sem solução. Esforce-se para resolver todos os exercícios.

Se fizer algum tipo de curso para concurso, não exite em pedir auxílio para os professores. Caso não frequente cursos, procure trocar informações em grupos sobre o tema – existem muitos por aí, inclusive na internet.

E procure dar uma atenção especial às disciplinas ou exercícios que têm mais dificuldades.

Passo #6: Você só irá aprender na prática

Mesmo que uma colocação não lhe interesse muito, você pode se inscrever para a prova. Realizar o exame poderá te trazer experiências para provas futuras – o que te deixará também mais seguro na hora em que for prestar um concurso almejado.

Muitos candidatos acabam tendo surpresas ao fazer isso. Prestam concursos só como treino e acabam sendo aprovados!

Bônus: dicas para você conseguir de uma vez por todas estudar para concurso

Dica Para Estudar Para Concurso

Parece detalhe contar com o apoio da família e amigos, mas essa questão também está ligada às dicas sobre como estudar para concurso.

Se você está decidido realmente a estudar até que passe em algum concurso público, deverá se ausentar em alguns momentos. Nessa hora a compreensão dos familiares e amigos é importante.

Converse com eles explicando os seus objetivos. Isso também evitará mal-entendidos que podem até atrapalhar o seu foco nos estudos.

Uma dica? Não saia comprando todo tipo de material, na verdade, saiba investir na hora de estudar. Essa também é uma valiosa sugestão de como estudar para concurso.

Comprar milhares de livros, apostilas e materiais não garantem a sua aprovação. Pesquise editais e compre somente o necessário. Aliás, muito conteúdo está disponível na internet.

Além de não garantir aprovação, comprar milhares de materiais fará você gastar mais dinheiro do que realmente precisaria, além de se confundir na hora de consultar livros, apostilas, vídeo-aulas, textos, etc.

Foque no que dá resultado. O simples é mais eficaz, sempre. Quando digo simples, entenda que não quero que você tenha diversos materiais diferentes para estudar. Utilize uma e somente uma metodologia de estudo. O simples é mais eficiente, pode ter certeza.

A dificuldade em ser aprovado em um concurso público não é motivo para não ter momentos de lazer. Pelo contrário, se divertir um pouco é essencial para repor as energias para voltar aos estudos.

Reserve um dia da semana, como o domingo, por exemplo. Aproveite esse dia para se dedicar a atividades de lazer que gosta e rever os familiares e amigos. É importante ter um tempo para você durante o processo de se dedicar aos estudos.

Ninguém passa em um concurso público se não confiar em si mesmo – dica importantíssima sobre Como Estudar para Concurso. Por isso, trabalhe a sua autoestima e autoconfiança.

Tenha em mente que antes de passar em um concurso, será barrado em diversos outros antes. Isso nada tem a ver com falta de capacidade e, sim, com a dificuldade que todos os candidatos encontram devido à grande concorrência e complexidade das provas. Confie em si mesmo! Isso é normal acontecer.

Outra coisa, alguns candidatos com objetivos em comum, mesmo sendo concorrentes, formam grupos para trocar experiências, esclarecer dúvidas, pegar dicas e treinar exercícios.

Além de conhecer novas pessoas, você ampliará o seu repertório – o que será um ponto a mais para conseguir a sonhada aprovação.

Dormir bem é essencial para um bom desempenho nos estudos. Dormir mal deixa você cansado e sem forças para estudar no dia seguinte. Na hora de se deitar, tente relaxar e se desligar dos estudos, para ter um bom descanso.

Se estiver com problemas com o sono, procure ajuda profissional – noites mal dormidas geralmente acarretam em mau desempenho nas provas.

Cada concurso público é disputado por milhares de pessoas. Algumas delas, provavelmente, estão se dedicando aos estudos antes de você. Então quanto antes você começar, antes será aprovado!

É normal, então, que demore um tempo até que você consiga a aprovação em um concurso.

Se esse for realmente o objetivo, não desista, respeite o seu tempo e continue cumprindo o seu planejamento. O momento da aprovação, uma hora, chegará para você também!

Bom essas foram as principais dicas que consegui reunir aqui (resumidamente) para te ajudar nos seus estudos. Se você quiser se aprofundar mais nesse tema, sugiro que você leia o post aqui do Portal chamado o Guia Prático Para Passar em Concurso Público em 1 Ano!

Todo o conhecimento que passei aqui para vocês foi através dessa metodologia que explico nesse artigo. Vale a pena a leitura!

Até mais!

Forte abraço e mantenha-se forte, Sempre!

Renan Mazucante