8 dicas práticas de como montar um Home Office agradável e produtivo

Como montar um home office que seja agradável e que tenha a capacidade de estimular a produtividade?

como-montar-um-home-office-6

 

Essa deve ser uma das primeiras perguntas após entender o que é trabalho home office e as vantagens que tende ofertar às pessoas que adotam esse estilo de vida.

Embora possa parecer simples, é importante prestar atenção em elementos que promovam o conforto e que ainda te façam reconhecer o ambiente como o seu real local de trabalho.

Nesse sentido, para aprender como montar um home office, seja em algum quarto pequeno ou no seu atual escritório, é muito importante ter noção sobre como um profissional pode ser estimulado, tendo a chance de criar um espaço agradável para desempenhar as suas tarefas.

Além disso, é preciso entender sobre os elementos que se mostram necessários no ambiente de trabalho home office, para a sua maior organização e eficiência.

Gostou do que vem por ai? Então confira o texto com detalhes e dicas práticas sobre como montar um home office.

Aproveite e compartlihe esse texto com seus amigos que estão na mesma empreitada que você! Ajude-os e tenha mais ideias criativas!

⇒ Facebook
Google+
LinkedIn
Email

Aprender como montar um home office exige que a pessoa conheça bem a atividade que pretende desempenhar em sua casa e, principalmente, todos os elementos que tendam a estimular o seu trabalho.

Por exemplo. Ter um local organizado, permite que tenha mais empenho para executar todas as suas tarefas.

Contar com nichos e gavetas seria ideal para que mantenha todo o ambiente de trabalho home office mais organizado.

Pode parecer estranho, mas o ambiente organizado ajuda a deixar nossas ideias mais organizadas e nossa mente mais livre!

Além disso, ter móveis confortáveis permitem diminuir potenciais chances de desenvolver dores no corpo.

Um conjunto de móveis ergonômicos é suficiente (não precisa ser nada muito caro). A ideia seria montar um espaço inspirador, por isso prestar atenção aos elementos que promovem conforto e criatividade são cruciais.

Confira logo abaixo dicas práticas para que você aprenda como montar um home office.

como-montar-um-home-office-1

1 – Como montar um Home Office – Equipamentos eficientes

Não existe trabalho home office sem o mínimo de equipamentos eficientes.

No caso, a grande maioria das pessoas precisam obter algum computador para desempenhar as suas tarefas e enquanto outras precisam apenas desse equipamento como complemento para as suas atividades.

O ideal é listar em um papel quais são os equipamentos necessários ao seu trabalho.

Com um computador, uma impressora e acesso à internet você conseguirá realizar mais de 99% das tarefas que são necessárias para trabalhar no conforto de casa.

E no início não precisa comprar uma impressora a laser ultra mega rápida, um computador de última geração e nem ter o melhor plano de internet do mercado.

Comece pequeno, evolua seus equipamentos com o tempo.

 

2 – Conte com móveis ergonômicos para montar seu escritório em casa

O fato do seu escritório ser em sua casa não substitui as necessidades de se ter móveis ergonômicos para o trabalho.

Prepare o seu home office para se sentir confortável durante os momentos de trabalho.

Escolha móveis a qual sejam ajustáveis para que consiga moldá-los conforme suas necessidades e obrigações.

No início pode improvisar, mas com o tempo vá adequando seu “cantinho”.

 

3 – Escolha um ambiente agradável

É verdade que cada dia você pode escolher um lugar diferente para ser seu escritório trabalhando de casa, mas entenda a necessidade de escolher locais onde se existe um certo conforto interessante e agradável.

Evite os ambientes com distrações ou com pouca luz, pois podem prejudicar a sua produtividade no trabalho.

Se possível priorize os locais com grande presença da luz natural e pouco barulho.

como-montar-um-home-office-5

4 – Tenha lâmpadas em locais estratégicos

Claro que luz natural seria ótimo – como dito anteriormente – mas é importante que também conte com lâmpadas em locais estratégicos no seu escritório.

Tenha luzes sobre a parede para iluminar o ambiente como o todo e outras sobre a sua mesa, como as luminárias que proporcionam uma grande autonomia diante da sua área de trabalho.

As luzes de cor branca tendem a estimular seu cérebro e a cor amarela trazem um ar de “conforto”. Eu, particularmente, gosto de fazer uma composição entre luzes brancas e amarelas.

como-montar-um-home-office-3

5 – Procure um local bem ventilado

A ventilação é necessária para qualquer ambiente e principalmente para os locais onde você tende a passar muitas horas do seu dia.

Escolha um local arejado e com boa ventilação.

Caso não seja possível, tenha um ventilador ou um ar condicionado. Existem muitas opções hoje em dia de equipamentos portáteis com custos razoáveis.

No último verão eu investi em um ar condicionado portátil. Comprei em uma liquidação de mostruário de uma loja e paguei a metade do preço. (Confesso que esse é o meu xodó,rs!)

6 – Tenha nichos para organizar e decorar seu Home Office

Tenha locais para guardar documentos e outros equipamentos ao qual tenda a usar diante o seu serviço.

Procure ter locais com gavetas ou outros que permitam promover a organização.

Lembre-se: Ambiente organizado gera trabalho organizado.

7 – Use as cores como estimulantes

Uma coisa que muitas pessoas esquecem no momento de montar um home office seria a adoção de cores estratégicas que estimulam a produtividade, como no caso do vermelho, azul e verde que são cores que proporcionam a ação, confiança e criatividade respectivamente.

Invista em paredes ou em elementos com cores que possam estimular a produtividade e criatividade.

Esse passo não é necessário logo no início, mas se você for investir em uma pequena reforma para decorar seu home office, vale a pena pensar nesse quesito.

como-montar-um-home-office-4

8 – Ouça músicas para relaxar

Alguns cientistas afirmam que escutar entre 15 a 30 minutos de música por dia pode melhorar a concentração das pessoas e ainda pode estimular toda a criatividade, além de aumentar o rendimento do trabalho.

Mas não se engane achando que você pode ficar escutando qualquer tipo de música enquanto trabalha. Opte por músicas instrumentais.

Tem algumas playlists que ouço pelo Youtube, e particularmente, a que mais me estimula a trabalhar é essa aqui: The XX- Intro (Seamless Edit)

É sensacional !!!!

E não se esqueça que a ideia não é ficar ouvindo música durante todo o dia de trabalho. Isso irá desconcetrá-lo. Ouça apenas para “ativar” seu cérebro.

O silêncio, durante uma atividade, é muito mais eficiente. Deixar de ouvir uma música ou qualquer outra coisa é uma função a menos que seu cérebro precisa executar. Dessa forma, “sobra” mais cabeça para pensar! Rs…

como-montar-um-home-office-2

Você pode encontrar essas e muitas outras dicas práticas sobre como montar um home office nesse e-book: Home Office Fácil.

Agora que você já sabe como montar seu Home Office, não deixe de compartilhar com seus amigos e curtir nossa página.

Invista em você e no seu conhecimento. Esse será o grande diferencial da sua vida.

Grande abraço,

Renan Mazucante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *