Como elaborar um plano de negócios passo a passo – Crie o seu em 12 etapas

Como elaborar um plano de negócios passo a passo ? Veja abaixo como fazer !

Imagine que você está engajado em fazer de sua empresa uma grande líder no mercado em que atua. Você sabe que tem um diferencial e que pode se sair à frente de seus concorrentes. Mas você precisa de ajuda. Precisa ter um bom plano de negócio e inicia suas buscas na internet sobre como elaborar um plano de negócios passo a passo. Parece familiar? Ou você já tem este conhecimento prévio e quer revisar alguns pontos do seu plano de negócio?

Qualquer que seja sua situação no momento, se tem interesse sobre como elaborar um plano de negócios passo a passo, não deixe ler esse artigo.

Para falar sobre como elaborar um plano de negócios passo a passo, quero antes apresentar alguns conceitos de plano de negócios e objetivos básicos do que é o planejamento estratégico.

Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico se resume a toda e qualquer decisão que sua empresa irá tomar no decorrer de sua existência com o intuito de cumprir seu objetivo principal, sua missão.

O autor Mauro Calixta define planejamento estratégico como sendo a estimativa do “ futuro a partir da projeção de indicadores atuais e do passado”. (Calixta, 1993, p. 24).

E para definir como será esta projeção, antes de elaborar um plano de negócios passo a passo, é muito importante que sua organização siga um modelo, lembrando que não existe uma metodologia única e universal de planejamento estratégico, pois cada empresa tem uma característica única.

Eu proponho o modelo simples a seguir, caso sua empresa esteja começando agora:

Plano de Negócios – Planejamento Estratégico

1.1 Diagnóstico estratégico

Neste modelo observamos que primeiramente é importante elaborar o diagnóstico estratégico do seu negócio.

Refere-se ao como estou.

Nesta fase, a empresa identifica qual é a Visão da Empresa, ou seja, quais as necessidades e expectativas dos acionistas que guiará a empresa.

É o que sua empresa quer ser no futuro!

E minha dica para você é: não subestime o poder da Visão.

É ela quem norteia a empresa. A falta de visão é associada à falta de foco de atuação. No longo prazo, isso poderá resultar em um desastre – exatamente o oposto do que queremos, certo?

Em seguida, identifique os valores.

Os valores da sua empresa precisam fornecer diretrizes não só profissionais, mas também emocionais e motivacionais.

É com base na discussão da visão e dos valores que o pensamento estratégico (ou seja, a postura do executivo para otimização da empresa) se desenvolve., além de permitir a criação de seus slogans.

E lembre-se que seus valores precisam interagir com suas questões morais empresariais.

Vou dar alguns exemplos de valores de uma famosa empresa brasileira de pneus: Foco no cliente, Responsabilidade visando atingir os resultados, Transparência, Inovação e Integração.

Fonte: Unsplah, 2016

Em terceiro lugar, faça a análise externa.

Procure analisar ameaças e oportunidades no ambiente e seus inúmeros participantes (players: mercado regional e global, clientes, produtos, evolução tecnológica, fornecedores, mercados financeiros, aspectos políticos, aspectos sociais e culturais, mão-de-obra, etc.).

Estas oportunidades podem ser portas para o sucesso.

Mas cuidado, pois, o desafio é alinhar estas oportunidades externas com suas habilidades internas evitando que uma oportunidade se transforme em ameaça.

A dinâmica de mercado é muito ágil e, às vezes, até cruel. Faça sua análise externa com bastante cuidado e torne isso um hábito diário.

Alguns exemplos de análises externas: analisar a taxa de inflação, analisar taxas de juros, politicas tributárias, situação sindical, índice de poluição, etc.

Uma vez feita a análise externa, faça então sua análise interna.

Esta análise interna visa verificar os pontos fortes e fracos com o foco de entender o que a empresa faz de melhor e no que ela precisa melhorar.

Avalie seu estilo de administração, como é sua promoção, quais as tecnologias usadas, seus suprimentos, sua estrutura organizacional e seus resultados empresariais, seus recursos financeiros, etc.

Assim que estiver feito sua avaliação interna, estará apto a então fazer a análise de seus concorrentes.

Faça de modo semelhante à análise interna, considerando que as fraquezas de seus concorrentes podem ser seus pontos fortes.

Fonte: Unsplash, 2016

Parece que ficou muito teórico? Mas não é. Estas informações são essenciais para o desenvolvimento de como elaborar um plano de negócios passo a passo.

O autor Rebouças (1999) dá uma dica, que é preencher um formulário que irá facilitar esta tarefa. Veja o modelo sugerido abaixo:

plano-de-negocios-passo-a-passo-diagnostico-estrategico

Legenda:
O = Oportunidades
A= Ameaças
FO = Forças
FR = Fraquezas
N = Neutros

Gostou desse exemplo? Faça o download grátis desse excel e use no seu negócio. É só clicar aqui !

1.2 Missão da Empresa

A missão é o motivo central da empresa, ou seja, sua razão de ser, seu horizonte de atuação.

É preciso ser criativo para explicar seu pensamento estratégico, usando para isso a missão.

A missão visa determinar qual é o negócio e em quais atividades a empresa estará no futuro.

Visa responder aonde se quer chegar, mas, principalmente, quais as necessidades e expectativas de mercado que preciso atender.

Uma missão bem clara e definida, age como uma bússola fazendo com o que o sucesso se torne cada vez mais presente e real na sua empresa.

E a missão é um dos itens básicos de como elaborar um plano de negócios passo a passo.

Direcione suas atitudes !
Fonte: Shutterstock, 2016

1.3 Instrumentos Prescritivos e Quantitativos

Nesta fase, pretendemos responder as perguntas Onde se quer chegar? E como chegar a esta situação desejada?

Para isso, analisamos os Instrumentos Prescritivos que permitem a explicação do que seve ser realizado pela organização visando direcionamento das ações para alcançar os propósitos estabelecidos na missão.

Sendo assim, é interessante estabelecer objetivos, desafios e metas.

Os objetivos precisam:

– Estar claros, divulgados, entendidos e aceitos;
– Ser específicos, mensuráveis, realísticos e desafiadores;
– Apresentar as suas interligações de forma esquematizada;
– Estar correlacionados a fatores internos e externos da empresa;
– Possuir sistema de avaliação e controle;
– Estar com as prioridades definidas.

Os objetivos são importantes pois eles fornecem aos seus funcionários um sentimento específico e adequado quanto ao seu verdadeiro papel na empresa, além de dar consistência à tomada de decisão entre os executivos.

Os objetivos ainda estimulam o empenho e a realização baseada em resultados esperados e fornecem a base para o controle e ações corretivas.

Fonte: Unsplash, 2016

Faça uma previsão de quais serão os desafios a serem enfrentados.

Crie metas para atingir seus objetivos.

Determine datas, ações e recursos para que as atividades consigam ser elaboradas e concluídas com o maior êxito possível.

Dentro de suas metas, não se esqueça de fazer análise e projeções econômico-financeiras relacionadas no planejamento orçamentário que serão necessárias para a execução dos projetos, como por exemplo, Fluxo de Caixa, Balanço Patrimonial, Análise de Investimentos, etc.

1.4 Avaliação e Controle

O objetivo desta fase é entender “Como a empresa está atuando”.

Para isso, a empresa deve estabelecer critérios e parâmetros adequando a relação entre custo X benefício.

A literatura pode auxiliar com o “empréstimo” de parâmetros e critérios já analisados.

A elaboração dos critérios de avaliação deve ser definida no início do planejamento para que, ao final, não ocorra em problemas de falta de adequação.

Lembrando sempre que cada empresa é única e, portanto, seus modelos devem ser únicos.

Um plano de negócio tem grande valor quando a estratégia empresarial é muito bem definida.

Mas Renan, o que compõe a Estratégia?

A estratégia nada mais é do que a adequação da análise do Ambiente (oportunidades, restrições, limitações, ameaças, etc.) com a análise interna da empresa (missão, visão, recursos, competências, pontos fortes e fracos, etc.).

Assim a estratégia visa compatibilizar os dois aspectos com o intuito de criar vantagem competitiva.

Em resumo, o que vimos até agora foi:

Fluxograma - Como Elaborar um Plano de Negócios Passo a Passo
Fluxograma – Como Elaborar um Plano de Negócios Passo a Passo

Agora que você já fez toda esta análise da sua empresa, vejamos como elaborar um plano de negócios passo a passo.

Como elaborar um plano de negócios passo a passo?

Crie um documento em formato eletrônico usando as cores e a logomarca da sua empresa.

Sua identidade visual é muito importante pois ela irá fazer com que seus funcionários e seus acionistas se relacionem com mais responsabilidade e comprometimento.

Seu documento deverá conter TODAS as informações do seu negócio.

Abaixo, criei uma lista com as principais informações que não podem faltar no seu plano de negócio.

Mas sinta-se à vontade para incluir outras que achar mais interessante, afinal de contas, seu plano de negócio conterá informações únicas sobre sua empresa.

1. Apresentação geral da sua organização (o que ela faz, qual o setor e área de atuação, seus principais produtos e serviços)
1.1 Dados do Empreendimento (além de dados gerais da empresa, informar nesta seção outros dados como, razão social, nome dos acionistas, CNPJ, endereço, telefones e outros meios de contato)
1.2 Dados de Faturamento e investimentos (informe os dados gerais de investimentos, como por exemplo, se sua empresa for uma startup e tem investimentos anjos, além de dados de faturamento atuais e esperados).
1.3 Forma Jurídica da Empresa (por exemplo, se é empresa de economia mista, microempreendedor individual, etc.)
1.4 Enquadramento Tributário (informe qual a forma de tributação sua empresa está sujeita, nos âmbitos regionais, estaduais e federais).
1.5 Capital Social (informe o quê e o quanto cada acionista contribui para a empresa. Informe também quais as principais fontes de recursos da sua empresa)

2. Atribuições dos Acionistas (sendo você o único responsável por sua empresa ou não, escreva sobre a formação e a trajetória profissional, quem são “os donos do negócio”.

Insira também informações de contato, qual o papel desempenhado por cada um na organização e também uma foto).

3. Missão (escreva aqui, a missão da empresa que você já elaborou, que já falamos aqui neste texto).

4. Atuação (nesta seção é importante destacar quais os nichos de atuação a sua empresa ocupam.

Veja que no capítulo anterior deste texto o que nós já falamos sobre análise externa).

5. Análise de Mercado (aqui é importante descrever toda a análise já feita no capítulo anterior.

Faça a apresentação do resultado da sua pesquisa com dados sobre seus clientes.

Detalhe as informações como: perfil social-demográfico, estímulos e necessidades de compras, etc.)

6. Análise dos Concorrentes (apresente os resultados de suas pesquisas sobre como os seus concorrentes de comportam e suas principais forças e fraquezas. Use tabelas que podem resumir e facilitar a visualização da informação. Procure comparar seus concorrentes com sua empresa).

7. Análise dos Fornecedores e outros Parceiros (avalie seu nível de dependência dos mesmos, seus benefícios e vantagens, além de suas desvantagens. Faça tabelas apresentando também os dados resumidos sobre seus parceiros).

8. Plano de Marketing
8.1 Promoção (escreva suas decisões sobre quais serão os meios de divulgação, quanto de recurso será utilizado, quais os fornecedores e/ou parceiros para cada tarefa, etc.)
8.2 Preço (descreva qual a estratégia de precificação utilizada para cada tipo de produto/serviço).
8.3 Praça e Distribuição (nesta parte, você deve informar qual é a sua localização, qual a localização de seus pontos de venda e de suas indústrias, o porquê da escolha de cada um e quais os critérios são adotados para entregar seu produto a seus clientes.)
8.4 Produto/Serviço (o item que é a concretização de todas as suas ideias, opiniões e expressões. Descreva suas características e atribuições além de quais as necessidades dos clientes este produto/serviço atende e quais as pesquisas são feitas para manter-se atualizado sobre os desejos dos seus clientes.)

9. Plano Operacional
9.1 Espaços físicos e layout (descrição detalhada de toda a parte operacional da empresa, como tornar o espaço mais eficiente, reduzir custos e etc.)
9.2 Capacidade de Produção (informações sobre capacidade produtiva, manter cronogramas e prazos em dia, linhas de trabalho etc.).
9.3 Recursos Humanos (detalhamento das atividades dos funcionários das suas empresas e decisões sobre eficiência dos mesmos. Informativo de valores de salários e outras despesas).

10. Plano Financeiro (fazer todas as análises financeiras e de investimento da organização.)
10.1 Previsão de investimentos
10.2 Capital de Giro
10.3 Investimentos Totais
10.4 Previsão de Faturamentos
10.5 Estimativa de Custos Gerais
10.6 Demonstrativo de Resultados (DRE)
10.7 Indicadores de Viabilidade e Lucratividade
10.8 Prazos de Retorno dos Investimentos

11. Análise de Cenários (identifique as Forças Ambientais, ou seja, quais as variáveis e seus indicadores irão impactar a empresa positiva ou negativamente, em seguida avalie o grau de impacto destas variáveis para a organização e por fim o efeito de cada impacto.

Com base nestas informações, crie cenários pessimistas, otimistas e neutros e quais ações tomar em cada situação).

12. Avaliação Estratégica da Organização e Controle (determinar as ferramentas para avaliação e controle das ações tomadas, conforme já mencionado no fim do capítulo anterior.)

Mãos à obra !
Fonte: Picjumbo, 2016

Agora que você já leu sobre como elaborar um plano de negócios passo a passo, coloque a “mão na massa” e venha nos contar sua experiência.

Caso você queira se aprofundar um pouco mais no assunto, sugiro que você leia esse E-Book ” Como ter Lucro em micros, pequenas e médias empresas”.

Me envie uma mensagem clicando aqui. Compartilhe o texto com seus amigos e deixe seu comentário!

Até mais,

Renan Mazucante

PS: Coloque seu e-mail logo abaixo e seja o primeiro a receber nossos conteúdos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *